O título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, conquistado neste domingo (20), coroou a boa fase de Hugo Calderano, que voltou a figurar na quarta posição do ranking mundial.
No torneio realizado em Macau, o brasileiro superou os três melhores do mundo. Na decisão, ele passou por Lin Shidong, chinês de 20 anos considerado a grande sensação do esporte.
Este é o maior feito da carreira do carioca de 28 anos, que atualmente joga pelo Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha. Mas ao longo de sua trajetória, Calderano obteve relevantes conquistas que fizeram dele o maior mesatenista das Américas.
Quem é Hugo Calderano
Nascido em junho de 1996, Hugo Calderano já mostrava toda sua habilidade nos torneios de base. Aos 16 anos, ele se tornou o primeiro brasileiro a chegar ao topo do ranking do sub-18 do Circuito Mundial.
Aos 18 anos, o mesatenista conquistou a medalha de bronze na Olimpíada da Juventude de 2014, realizado em Nanjing, na China.
Um ano depois, em Toronto, Canadá, Calderano conquistou as primeiras medalhas nos Jogos Pan-Americanos. Ele foi medalhista de ouro no individual e por equipes.
De lá para cá, o brasileiro empilhou medalhas na história do Pan-Americano.
- Toronto 2015: dois ouros (individual e por equipe)
- Lima 2019: dois ouros (individual e duplas)
- Santiago 2023: dois ouros (individual e por equipe) e uma prata (duplas)
- Lima 2019: um bronze (por equipe)
Participações nas Olimpíadas
A primeira Olimpíada disputada por Calderano foi em casa, em 2016. Na ocasião, ele igualou a marca de Hugo Oyama, em Atlanta 96, e chegou às oitavas de final.

Na Olimpíada de Tóquio, em 2021, Calderano chegou como sexto melhor do mundo, mas caiu nas quartas de final. Apesar da derrota, ele foi o primeiro atleta da América Latina a chegar nesta fase.
Já em 2024, em Paris, ele bateu a marca anterior, sendo o primeiro latino americano a alcançar a semifinal. O brasileiro caiu para o sueco Truls Möregårdh e para o francês Félix Lebrun na disputa do bronze, ficando na quarta posição.
Os feitos históricos de Calderano
- Primeiro brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo
- 8 medalhas em Jogos Pan-americanos
- 7 títulos de etapas do World Table Tennis
- Bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanjing 2014
- Primeiro tricampeão individual masculino do tênis de mesa nos Jogos Pan-americanos
- Melhor posição no ranking mundial de um atleta fora da Ásia e Europa
- Primeiro atleta brasileiro e latino-americano a entrar no Top-10 do ranking mundial
- Melhor campanha de um atleta fora da Ásia e Europa em Jogos Olímpicos
Fonte: CBTM
Vida além do tênis de mesa
Hugo Calderano tem um relacionamento com Bruna Takahashi, também da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa. O namoro iniciou há pouco mais de um ano e os dois estiveram juntos em Paris 2024.

Além do talento no esporte, Calderano também é fera no cubo mágico, hobby que o acompanha desde os 10 anos. A habilidade com a mão já fez com que ele resolvesse o cubo mágico em menos de dez segundo.
Outras curiosidades de Hugo Calderano
- Brasileiro morou em Paris e atualmente vive na Alemanha
- Já praticou basquete, vôlei e xadrez
- Fala sete línguas (português, espanhol, inglês, alemão, francês, mandarim e italiano)
- Conseguiu decorar todas as capitais do mundo
- Na música, ele tocar violão e ukulele
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa no site CNN Brasil.