Boatos.org
Boato – Uma mensagem aponta que o “Dr. Keed Bengaille”, PhD em cirurgia retal, se ofereceu para cuidar de Jair Bolsonaro durante sua internação.
Análise
O humor costuma ser uma ferramenta usada em disputas políticas, e sua aplicação não é exclusividade de um espectro ideológico. Frequentemente, críticas da esquerda apontam piadas ofensivas vindas da direita, mas o oposto também acontece. No contexto da internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, um conteúdo de tom duvidoso (para não dizer outra coisa) viralizou como se fosse verdadeiro.
A imagem que circula mostra uma suposta declaração de um médico chamado “Dr. Keed Bengaille”, identificado como PhD em cirurgia retal. Ele afirma que se ofereceria para cuidar do ex-presidente “até que não reste cocô sobre cocô”. Leia:
URGENTE! Dr. Keed Bengaille, PHD em cirurgia retal para desobstrução de intestino e cólon, se oferece para cuidar de Bolsonaro até que não reste cocô sobre cocô.
Checagem
A postagem passou a ser compartilhada em grupos como se fosse real, alimentando ainda a tese de que a internação de Bolsonaro seria uma farsa. Diante disso, respondemos o seguinte: 1) Existe algum médico chamado Dr. Keed Bengaille existe que seja PhD em cirurgia retal? 2) Quem é a pessoa que está imagem atribuída ao oferecimento do Dr. Keed Bengaille para cuidar de Bolsonaro? 3) O problema de saúde de Bolsonaro é falso, como sugere a montagem?
Existe algum médico chamado Dr. Keed Bengaille que seja PhD em cirurgia retal?
Não há qualquer registro oficial de um médico chamado Dr. Keed Bengaille, tampouco com um título de PhD em cirurgia retal. Uma busca nos registros do Conselho Federal de Medicina não apresenta nenhuma ocorrência desse nome. Também não há qualquer menção em bases internacionais como a da PubMed ou em redes profissionais como o LinkedIn.
Além disso, a menção a um “PhD em cirurgia retal” é suspeita por si só. Embora existam especializações médicas na área de coloproctologia, o modo como o título é apresentado não condiz com a forma como currículos profissionais de médicos costumam ser divulgados. Isso evidencia o caráter de sátira do conteúdo.
Quem é a pessoa que está na imagem atribuída ao oferecimento do Dr. Keed Bengaille para cuidar de Bolsonaro?
A pessoa na imagem que acompanha o conteúdo viral é, na verdade, o ator brasileiro de filmes adultos conhecido como Kid Bengala. A semelhança sonora entre “Keed Bengaille” e “Kid Bengala” indica que o conteúdo é uma paródia. Não há qualquer relação dele com a medicina ou com Jair Bolsonaro, e tampouco ele se manifestou sobre o assunto. O uso da imagem sem contextualização ajuda a dar uma falsa aparência de autenticidade à montagem.
O problema de saúde de Bolsonaro é falso, como sugere a montagem?
Não, a internação de Jair Bolsonaro é verdadeira e foi amplamente noticiada pela imprensa profissional. Ele foi internado recentemente no hospital DF Star após passar mal em Natal (RN). A CNN Brasil, por exemplo, acompanhou diariamente sua recuperação. Sugestões de que Bolsonaro teria forjado o quadro clínico carecem de qualquer tipo de prova e são, até o momento, infundadas.
Conclusão
O conteúdo que mostra um suposto “Dr. Keed Bengaille” oferecendo tratamento a Bolsonaro não é verdadeiro. O nome é uma paródia com o ator Kid Bengala, não há médico com esse nome, nem qualquer proposta feita a Bolsonaro. Além disso, a internação do ex-presidente foi confirmada por fontes médicas e jornalísticas confiáveis.
Fake news
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)
The post É falso que médico chamado Keed Bengaille tenha oferecido tratamento a Bolsonaro appeared first on Boatos.org.