O episódio de violência envolvendo um delegado da Polícia Civil de Pernambuco em Fernando de Noronha terminou com afastamento e abertura de Processo Administrativo Disciplinar Especial (PADE).
A Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) confirmou que Luiz Alberto Braga de Queiroz ficará 120 dias afastado das funções após disparar um tiro contra o ambulante Emanuel Pedro Apory, de 26 anos, durante uma festa no Forte dos Remédios, no arquipélago, no último domingo (4).
A decisão foi assinada pelo secretário Alessandro Carvalho e publicada no Diário Oficial do Estado. O caso é acompanhado pela Corregedoria Geral da SDS.
O delegado tem 24 horas para entregar sua identidade funcional, armas e demais equipamentos de trabalho. O afastamento pode ser prorrogado por mais 120 dias, caso o processo disciplinar não seja concluído dentro do prazo inicial.
De acordo com as investigações, a confusão teria sido motivada porque o delegado estaria com ciúmes da companheira. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Imagens de uma câmera de monitoramento mostram o momento em que o delegado aguarda Emanuel Apory. Ele empurra o ambulante, aponta o dedo, dá um tapa e, após a reação da vítima, efetua o disparo.
A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) afirma que o policial agiu em legítima defesa e que a sua companheira estaria sendo vítima de perseguição e importunação.
Já a defesa de Emanuel informou que pedirá à Procuradoria-Geral de Justiça a designação de um promotor para acompanhar o caso. Em nota, os advogados ressaltaram que o delegado possui histórico de desentendimentos, incluindo um episódio anterior com um advogado no exercício da profissão. A Secretaria de Defesa Social não respondeu se já havia outras denúncias contra o policial.
O ambulante segue internado no Hospital da Restauração, no Recife. Ele passou por uma cirurgia para correção de fratura exposta na perna e, até o momento, não há previsão de alta médica.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Delegado é afastado após confusão em festa em Fernando de Noronha no site CNN Brasil.