Cresce o mercado de venda consignada

Cresce o mercado de venda consignada

Um mercado que vem crescendo e se destacando nos últimos anos é o de vendas consignadas. Como não há investimento em mercadorias, essa é uma boa oportunidade para os lojistas e empreendedores que querem aumentar os seus ganhos.

Eu conversei com especialistas do varejo e eles me explicaram que existem muitas vantagens no processo de venda por consignação tanto para os fornecedores quanto para os vendedores diretos. Para as empresas que colocam seus produtos em consignação, elas têm a chance de vender mais e espalhar suas mercadorias pelos mais diferentes locais, deixando-as disponíveis para um número maior de clientes.

Já para os lojistas que estão recebendo os produtos consignados para colocar à venda em seu estabelecimento, há menos responsabilidade e gastos com relação a estoque, uma vez que poderá devolver o que não foi vendido. Ou seja, o principal benefício é que o dono da loja não tem que arcar com os custos do que não teve saída. Em contrapartida, o fornecedor continua sendo proprietário daqueles produtos, recebendo de volta o que não for comercializado para fazer o que quiser com o saldo.

Outra vantagem da venda consignada para o empreendedor varejista é que o preço que será repassado ao fornecedor pelos produtos vendidos já está devidamente acertado. No entanto, isso não impede que o dono de um estabelecimento físico ou de uma loja online venda a mercadoria pelo valor que desejar, colocando o preço que achar mais interessante para sua clientela. Assim sendo, essa é mais uma forma de ganhar mais dinheiro e adequar o negócio à conveniência e à demanda de seu público-alvo.

Os lojistas interessados em vender produtos em consignação como devem proceder?

Para vender produtos consignados, os lojistas devem procurar no mercado fornecedores que trabalham com esse tipo de arranjo comercial.

Normalmente, na rotina de um arranjo comercial de venda consignada, é feito um contrato onde o fornecedor disponibiliza os produtos e, após um período agendado, retornará ao estabelecimento para a prestação de contas. Ou seja, para coletar as mercadorias que sobraram e receber os pagamentos do que foi vendido. Geralmente esse prazo costuma ser de um mês.

No caso da venda consignada de roupas, por exemplo, esse modelo de negócio permite que o produtor possa expor seu produto a clientes de regiões diferentes, aproveitando variados climas. Já para o lojista, a vantagem é que ele evitar o acúmulo de estoque e não corre risco de ter prejuízo.

Por fim, eu tentei apurar quantas empresas se dedicam hoje a produzir mercadorias especificamente para vendas consignadas. A informação que eu obtive é que não é possível determinar com precisão o número exato de empresas que vendem produtos por consignação. O modelo de consignação é bastante comum em diversas áreas, como roupas, bijuterias, produtos de beleza, e até mesmo em produtos de tecnologia. No entanto, não existe um banco de dados centralizado que registre todas as empresas que utilizam esse modelo de venda. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.