
Entre janeiro e abril deste ano, 67 acidentes foram registrados nas canaletas de Curitiba. Uma das causas das colisões é a dificuldade dos motoristas em ver o entorno dos ônibus devido à ângulação dos veículos, os chamados pontos cegos.
Apesar do alto índice de ocorrências nos primeiros meses de 2025, os números caíram 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 96 acidentes.
Veja mais: Acidente gravíssimo com trem deixa um morto em Pinhais
Um dos objetivos da Campanha Maio Amarelo deste ano é alertar a população para que as pessoas não utilizem as canaletas de maneira incorreta. Nesta quarta-feira, uma blitz educativa reuniu ciclistas, pedestres e motoristas de ônibus, na canaleta da Avenida República Argentina, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy.
A blitz Ponto Cego permitiu aos cidadãos convidados ocupar a cadeira de motorista de um ônibus biarticulado e identificar os pontos cegos ao redor do veículo. Para o superintendente de trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, a ação serve para alertar a população sobre os riscos do uso indevido da canaleta
Outro foco da blitz é melhorar as condições de trabalho dos condutores de veículos longos como os ônibus biarticulados. Segundo o motorista Cleverson Teixeira dos Santos, os profissionais enfrentam dificuldades que nem sempre são compreendidas por quem não excerce profissionalmente a função
Mais quatro blitze desta natureza serão promovidas neste mês de maio. A próxima, acontecerá nesta sexta-feira (9), na Estação Tubo Constantino Marochi, na Avenida João Gualberto, no Juvevê.
Reportagem: Felipe Dutra