
O novo papa foi escolhido nesta quinta-feira (8), um dia e meio após o início do conclave. O anúncio foi feito às 13h08, no horário de Brasília, quando a fumaça branca subiu nas chaminés da Capela Sistina. Cerca de uma hora depois, o nome de Robert Francis Prevost foi divulgado. O nome papal escolhido foi Leão XIV (quatorze).
Depois do anúncio do nome papal, o novo pontífice fez a primeira aparição como líder da Igreja Católica. Na sequência, realizou a uma benção aos fiéis. Cerca de 15 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro. Em até cinco dias, a primeira missa do papa Leão XIV deve ser realizada.
Robert Francis Prevost tem 69 anos, nasceu em Chicago e se torna o primeiro papa norte-americano. O novo líder da Igreja Católica tem perfil progressista e é de ordem Agostiniana. Foi ordenado sacerdote em 1982, e após obter doutorado em Direito Canônico em Roma, atuou como missionário no Peru por mais de uma década, servindo como formador, professor e líder pastoral.
De 2001 a 2013, foi Prior Geral da Ordem dos Agostinianos. Em 2014, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico de Chiclayo, no Peru, tornando-se bispo da diocese em 2015. Em janeiro de 2023, foi designado prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Elevado ao cardinalato em setembro de 2023, foi promovido a cardeal-bispo de Albano em fevereiro de 2024. Prevost é pastoral e missionário. Ele prioriza o serviço às comunidades, especialmente às periferias e aos pobres, como mostrou durante seu longo ministério no Peru. Ele apoia a visão do Papa Francisco de uma Igreja mais aberta, mais pastoral, mais voltada aos pobres, menos rígida nas questões disciplinares. Acredita no diálogo com a sociedade contemporânea e na importância de uma Igreja acolhedora.
A escolha do Papa Leão XIV se deu após a terceira votação do dia e a quarta eleição geral do conclave. O sucessor foi definido 17 dias depois da morte do Papa Francisco.
Informações: Mirian Villa e Rede BandNews