
A vacina da covid-19 continua sendo aplicada em Curitiba e agora estará disponível em apenas 23 locais devido ao estoque limitado do imunizante. A Secretaria Municipal da Saúde além de limitar os locais, passa também a atender apenas os grupos prioritários e crianças com cinco anos ou mais.
O município conta atualmente com 4,2 mil doses do imunizante, que serão aplicadas até o fim dos estoques. A expectativa é que o município receba novas doses ainda durante essa semana, o que pode ampliar ou não os pontos de vacinação.
Quem vai ser atendido nesse momento? Pessoas com mais de 60 anos (dose semestral), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, indígenas, ribeirinhos, jovens que cumprem medidas socioeducativas e pessoas privadas de liberdade.

Pessoas a partir de cinco anos de idade que não fazem parte dos grupos especiais e que nunca foram vacinadas contra a covid-19 poderão receber uma dose da vacina. Os pontos disponíveis para a vacinação estão no site Imuniza Já Curitiba.
O dia D de vacinação contra a gripe que ocorreu neste último fim de semana, imunizou mais de 15 mil pessoas contra a covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Dr. Alcides Augusto Souto de Oliveira, disse que a capital sofre um desabastecimento temporário de vacinas.
O secretário Beto Preto disse que ainda há muitos casos de pessoas resistentes a tomar a dose da vacina. Segundo ele os números de covid-19 e outras doenças virais continuam sendo registrados no Paraná.
Para receber a vacina contra a covid-19 é necessário apresentar documento pessoal com foto. Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar.
No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência dos sintomas.
Reportagem: Juliano Couto