Segurados do INSS podem solicitar devolução de descontos ilegais

Segurados do INSS podem solicitar devolução de descontos ilegais

A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.

No canal oficial escolhido, o beneficiário deve selecionar a opção “Consultar desconto de entidades associativas”. Em seguida, poderá realizar a contestação.

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, reforça que a solicitação só pode ser feita pelos canais oficiais do INSS.

A partir da contestação, a associação ou sindicato terá o prazo de 15 dias úteis para apresentar ao INSS a documentação que comprove que o beneficiário contratou algum serviço que autorize os descontos. Claudia Silvano explica que, caso seja comprovado que o abatimento no benefício ocorreu de forma irregular, as entidades deverão ressarcir os valores no prazo estipulado.

Veja mais: Itália vai conceder cidadania a quem tiver sobrenomes tradicionais; lista

Em nota, o Instituto Nacional do Seguro Social reforça que o contato com os beneficiários será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Aposentados e pensionistas que tiverem dúvidas ou dificuldades para acessar o aplicativo podem entrar em contato com a central de atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para um atendimento mais rápido, recomenda-se ligar após as 16h ou aos sábados.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.