Projeto Óleo do Bem completa três anos com mais de 130 mil litros de óleo de cozinha reciclados


Com o projeto, mais de 3 bilhões de litros de água foram preservados. Projeto Óleo do Bem completa três anos com mais de 130 mil litros de óleo de cozinha reciclados
Divulgação
O projeto Óleo do Bem completou três anos em 2024, mas quem ganha presente é o meio ambiente. Neste período, mais de 135 mil litros de óleo usado deixaram de poluir os rios e mais de 3 bilhões de litros de água foram preservados.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Os números mostram a grandiosidade do projeto da TV TEM, que funciona com o apoio de famílias de todo o interior de São Paulo. O descarte irregular do óleo de cozinha pode causar uma série de problemas, como entupimentos em tubulações residenciais e das cidades, proliferação de ratos e baratas, contaminação da água, do ar e do solo.
Foi para ajudar a mudar essa situação que surgiu o programa de conscientização, mobilização ecológica urbana, educação ambiental e reciclagem focado em dar destinação sustentável a óleos vegetais e gorduras residuais.
O programa nasceu em São José do Rio Preto (SP) em agosto de 2021 e, atualmente, já está presente em 20 cidades com 670 pontos de coleta em funcionamento.
Projeto Óleo do Bem completa três anos com mais de 130 mil litros de óleo de cozinha reciclados
Divulgação
Para doar, os moradores podem guardar o óleo usado em garrafas PET e, depois, levar até um ponto de coleta (confira os locais abaixo). Para cada 1 litro de óleo entregue ao programa, o doador ganha uma barra de sabão ecológico de 180g produzida a partir da reciclagem do óleo.
Os pontos de coleta são instalados em estabelecimentos comerciais, escolas públicas e particulares, unidades de saúde, condomínios, entidades e entre outros locais. Todos que aceitam receber o projeto são voluntários.
A coordenadora pedagógica da Escola Jean Piaget, de São José do Rio Preto, Adrielle Fernanda da Silva, participa do projeto desde 2022. Segundo ela, a parceria começou por querer promover a conscientização ambiental e incentivar práticas sustentáveis entre os alunos da unidade e das famílias deles. Ao todo, o local já coletou 1.272 litros de óleo usado.
“Nossa experiência tem sido extremamente positiva, pois percebemos um aumento no engajamento da comunidade e uma maior responsabilidade no descarte do óleo de cozinha. Acreditamos que a reciclagem do óleo é essencial para proteger o meio ambiente, evitar a poluição e conservar recursos naturais”, relata.
Além da doação
Projeto ‘Óleo do Bem’ completa 3 anos de aniversário
As escolas que fazem parte do projeto recebem a visita da equipe do Óleo do Bem para a realização de rodas de conversa com os alunos sobre como os impactos do descarte incorreto do óleo usado e como ajudar a preservar o meio ambiente.
Além disso, o programa disponibiliza materiais de apoio como desenho animado, música e atividades pedagógicas para os professores reforçarem o trabalho de educação ambiental.
Ações de reconhecimento dos pontos de coleta, escolas e alunos mais engajados na campanha também são promovidas periodicamente. Neste ano, foram distribuídas dezenas de mochilas, estojos e brindes ecológicos. Além disso, os alunos que se destacaram receberam, também, medalha e certificado de “Embaixador Óleo do Bem”.
Três anos de programa
Projeto ‘Óleo do Bem’ completa 3 anos de aniversário
Divulgação
Em três anos, 135 mil litros de óleo de cozinha foram reciclados, o que representa mais de 3,3 bilhões de litros de água que foram preservados. Além disso, 700 toneladas de CO2 não foram jogados na atmosfera e 79 mil garrafas PET foram recicladas. Com isso, 160 mil barras de sabão ecológico foram distribuídos à população.
O Óleo do Bem surge de uma parceria do TEM+ com o Instituto Triângulo, e conta com a promoção da TV TEM, o patrocínio do óleo Vila Velha, da SABESP, da Águas do Brasil, e da ADM, além do apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), de várias prefeituras municipais, entidades e empresas.
O diretor institucional da TV TEM, Luiz Ricardo Queiroz, celebra os resultados destes três anos de projeto.
“A pauta da sustentabilidade e muito importante para nós, para o nosso compromisso socioambiental e para nossa plataforma ESG. Durante esses 3 anos, nossas equipes de jornalismo produziram dezenas de matérias sobre como descartar corretamente o óleo de cozinha usado, sobre as cidades que aderiram ao programa Óleo do Bem e, principalmente, sobre as pessoas que fazem isso acontecer. Graças a essa promoção, mais pessoas mudaram seus hábitos e, juntos, evitamos que milhares de litros de óleo contaminassem o nosso planeta.”
Como participar?
Para participar do programa Óleo do Bem, basta deixar o óleo esfriar, guardar em uma garrafa PET e levar a um dos pontos de coleta quando ela estiver cheia. As cidades que já contam com o Óleo do Bem são:
Alambari;
Araçatuba;
Assis;
Botucatu;
Catanduva;
Campo Limpo Paulista;
Fernandópolis;
Itapetininga;
Itapeva;
Itatiba;
Itupeva;
Lins;
Pederneiras;
São José do Rio Preto;
São Roque;
Sorocaba;
Sarapuí;
Tupã;
Votorantim;
Votuporanga.
Em breve, Jundiaí e Paraguaçu Paulista também farão parte. Para saber qual o ponto de coleta mais próximo, acesse o site do projeto.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.