De literatura fantástica a biografia: veja 7 livros para presentear seu pai

Presentear alguém com livros é uma boa opção quando se entende que eles são uma forma de viajar por histórias e lugares, de se divertir, passar o tempo, aprender. Confira abaixo sete livros, de gêneros variados, para dar de presente ao seu pai neste domingo (11), Dia dos Pais.

A lista é composta por obras com biografia, literatura fantástica, jogos, crítica de cinema e muito mais.

“Em agosto nos vemos” – Gabriel García Márquez

Último livro de Gabriel García Márquez (1927-2014), lançado de forma póstuma em março deste ano, a obra pode agradar o pai que gosta de literatura, no sentido maior de sua essência.

O autor, considerado um dos mais importantes do século 20, conta a história de Ana Magdalena Bach, que em todo mês de agosto vai até uma ilha caribenha para deixar homenagens no túmulo da mãe… Até que, em um ano, um homem cruza seu caminho e muda sua vida.

Lançado pela editora Record, o livro é apontado pela Amazon como um “hino à vida, ao desejo feminino e à resistência do prazer apesar da passagem do tempo. Um presente inesperado do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura para o mundo”, e que seu pai também pode gostar.

“Pai de Menina” – Marcos Mion

Best-seller lançado originalmente em 2018 apresenta conteúdo completo e aprofundado sobre práticas de educação com o intuito de desenvolver vínculos emocionais fortes e saudáveis entre pais e filhas.

O apresentador Marcos Mion compartilha detalhes da vida dele, construindo um guia para a irmandade dos pais de menina e ajudando outros homens a criar suas filhas com mais respeito, carinho e atenção, de forma a transformar a infância em um período de boas lembranças e com bases para uma vida repleta de relacionamentos saudáveis.

Lançado pela editora Planeta por meio do selo Academia, a obra ganhou uma nova edição em 2022.

“Murdle | Vol. 1” – G. T. Karber

Para o papai que gosta de passar o tempo com jogos e desafios, “Murdle” é um livro diferente e que exige mais do que a leitura.

Inspirado em um jogo on-line, a obra best-seller do Sunday Times é uma brincadeira de lógica que mistura o famoso jogo Detetive com inúmeros quebra-cabeças desafiadores.

Com cem enigmas de assassinatos divididos em quatro graus de dificuldade, o livro propõe que o leitor descubra quem matou, onde, com que arma e por quê. Para isso, é preciso decifrar pistas e preencher um quadro que levará às respostas.

A obra foi lançada em maio deste ano pela editora Intrínseca e está na lista das mais vendidas da Amazon.

“Cine Subaé | Escritos sobre cinema (1960-2023)” – Caetano Veloso, org. Claudio Leal e Rodrigo Sombra

O pai cinéfilo e fã da música popular brasileira vai amar a obra de Caetano Veloso em que apresenta críticas de cinema.

“Cine Subaé” apresenta textos que atestam o impacto que o Cinema Novo, as películas exuberantes norte-americanas, o neorrealismo italiano e o existencialismo das fitas francesas tiveram sobre a formação cultural de Caetano.

Lançado pela Companhia das Letras em maio deste ano, o livro traz ainda três argumentos inéditos de filmes jamais realizados pelo compositor.

“A Corneta” – Leonora Carrington

Obra clássica da literatura fantástica, marco do surrealismo, é indicada para o pai que precisa sair um pouco da própria realidade e viajar para uma história incrível e inesperada.

A autora conta a história de Marian Leatherby, uma senhora de 92 anos que tem a audição prejudicada e ganha uma corneta auditiva de sua melhor amiga. Com auxílio do aparelho, ela descobre que seu filho, nora e neto têm planos soturnos: não suportando mais conviver sob o mesmo teto que ela, a família se articula para mandá-la a um asilo.

Mas o lugar em questão não é uma instituição comum ― os edifícios residenciais têm formato de bolo de aniversário, de cogumelos e de iglus. Lá, Marian embarca em uma jornada imprevisível, em que descobre fenômenos como a Freira Piscando, a Rainha Abelha, a entrada para um submundo e um assassinato misterioso.

O livro foi lançado no Brasil em 2023 pela editora Alfaguara.

“A palavra que resta” – Stênio Gardel

Outra grande obra da literatura contemporânea. Stênio Gardel conta a história de Raimundo, um homem gay de 71 anos que decide aprender a ler e escrever. Nascido e criado na roça, não foi à escola, porque precisava ajudar o pai na lida diária.

A relação dele com o pai e toda a família na infância perpassa todas as emoções narradas, do medo ao cuidado, da compreensão à fuga de si e do mundo.

Lançado pela Companhia das Letras em 2021, o livro foi vencedor do National Book Award de melhor obra traduzida de literatura.

“Casagrande e seus demônios” – Casagrande e Gilvan Ribeiro

Para os pais fãs de esportes e biografias, o livro narra a vida turbulenta do ex-jogador Walter Casagrande Júnior, desde sua ascensão como ídolo do esporte até sua luta contra o vício em cocaína e heroína.

O título do livro não é apenas metafórico: o ex-jogador sofreu com inúmeras alucinações de demônios em seu apartamento no auge da dependência química.

Escrito em colaboração com o jornalista Gilvan Ribeiro, o livro, lançado pela Editora Record, oferece uma visão franca e sem disfarces do declínio e da redenção de Casagrande, destacando sua internação e a importância de compartilhar sua experiência para alertar sobre os perigos do vício.

Este conteúdo foi originalmente publicado em De literatura fantástica a biografia: veja 7 livros para presentear seu pai no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.