O que se sabe sobre avião que sofreu danos durante pouso e fechou Aeroporto de Florianópolis por 18 horas


Aeronave aterrizou na pista perto das 2h30 e operação só voltou ao normal depois das 20h de segunda-feira (11). Mais de 99 voos haviam sido cancelados até 20h30. Vídeo mostra situação dos pneus de avião que interdita pista no Aeroporto de Florianópolis
O Aeroporto de Florianópolis ficou sem operações nesta segunda-feira (12) por quase 18 horas, após um avião ter danos nos pneus ao pousar na pista durante a madrugada. O terminal ficou fechado entre 2h30 e 20h15 de segunda.
Apesar de o avião que teve problemas nos pneus ter pousado de madrugada, somente perto das 17h chegou o equipamento necessário e os trabalhos para a retirada da aeronave da pista começaram.
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O g1 preparou perguntas e respostas sobre o que se sabe e o que falta saber sobre o caso.
O que aconteceu?
Por que houve demora para a retirada do avião da pista?
Qual equipamento foi usado para retirar o avião? Por que demorou a chegar ao aeroporto?
Enquanto o avião estava na pista, o aeroporto não pôde ser usado?
Quantos voos foram cancelados?
Que horas o avião foi retirado da pista?
Qual a orientação para os passageiros?
O que diz o Procon?
A situação é investigada?
O que aconteceu?
Perto de 2h30, uma aeronave da companhia Azul Linhas Aéreas sofreu danos nos pneus ao pousar na pista. A empresa não detalhou o problema, mas disse que o avião não conseguiu deixar a via por meios próprios. Ninguém se feriu.
Nas imagens é possível ver os pneus da aeronave rasgados e murchos. O voo AD 4225 saiu às 23h25 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG). Os passageiros e tripulantes conseguiram desembarcar do avião com segurança em Florianópolis.
Situação dos pneus após pouso que interditou pista de Aeroporto em Florianópolis
Floripa Mil Grau/Divulgação
Por que houve demora para a retirada do avião da pista?
A Azul disse por nota que a aeronave não conseguia ser retirada sem ajuda de um outro equipamento, que só chegou perto das 17h.
Qual equipamento foi usado para retirar o avião? Por que demorou a chegar ao aeroporto?
A Azul não informou o nome do equipamento usado para rebocar o avião, nem explicou como ele funciona. Também não detalhou de onde veio o aparelho ou a razão da demora do transporte até o Aeroporto de Florianópolis.
Sabe-se que o equipamento chegou através de um avião de carga da Azul.
Equipamento para retirada de avião chega ao Aeroporto de Florianópolis
Enquanto o avião estava na pista, o aeroporto não pôde ser usado?
A concessionária do aeroporto esclareceu que a aeronave ficou parada na pista 14/32, a única que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato. Por isso, a situação afetou outros pousos e decolagens.
Quantos voos foram cancelados?
Pelo menos 99 voos haviam sido cancelados no aeroporto até 20h30, conforme a concessionária.
Que horas o avião foi retirado da pista?
A aeronave foi retirada às 20h08, conforme a concessionária.
Avião com problemas nos pneus é retirado da pista do Aeroporto de Florianópolis
Qual a orientação para os passageiros?
Os passageiros com voos que partiriam do Aeroporto de Florianópolis devem entrar em contato com as companhias aéreas, conforme orientação da concessionária.
O que diz o Procon?
A diretora do Procon de Santa Catarina, Michele Alves, trouxe orientações para os passageiros com voos cancelados.
Diretora do Procon/SC dá orientações para passageiros com voos cancelados em Florianópolis
“Qualquer consumidor que se sinta lesado, que tiver que ir para um hotel, alimentação, ele pode fazer a reclamação pelo site do Procon ou indo no Procon do seu município”.
“Depois dessa situação, nós faremos uma reunião com as companhias. O que nós constatamos aqui é uma espera muito grande. Em que pese ter a regulamentação da Anac, há outros meios de se evitar o que a gente está vendo hoje”, completou.
A situação é investigada?
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento para investigar a situação dos passageiros no aeroporto após o cancelamento dos voos.
“Chegou ao nosso conhecimento a situação de caos vivida hoje no aeroporto de Florianópolis, principalmente em relação à falta de informação aos consumidores, daqueles que adquiriram passagem, daqueles que iriam viajar e tiveram voos cancelados”, relatou o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.
“Ainda que aconteça por circunstâncias alheias, traz transtornos aos consumidores e nesse sentido há necessidade de que as informações sejam mais claras e precisas, e não da maneira que foi feita hoje com centenas de pessoas, aparecendo amontoadas esperando, não se respeitando direito de preferência, não se respeitando direito de pessoas idosas”, completou.
Segundo o promotor, o foco do procedimento é uma atuação conjunta do Ministério Público com os Procons Municipal e Estadual no sentido de estabelecer diretrizes e metas a serem cumpridas pelas empresas, visando facilitar a situação dos passageiros em situações semelhantes.
Uma reunião entre o MPSC, as principais empresas aéreas e a administração do Floripa Airport, com a participação do Procon Municipal de Florianópolis e do Procon Estadual de Santa Catarina, está prevista para 27 de agosto.
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