Mesmo com obras, Arthur Bernardes continuará sendo verde, diz prefeitura

Mesmo com obras, Arthur Bernardes continuará sendo verde, diz prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirma que mesmo com as obras do Novo Inter 2, a Avenida Arthur Bernardes continuará sendo um corredor verde. De acordo com o município, o projeto terá o corte de árvores e também o plantio de no mínimo o dobro de novas árvores, “como qualquer obra realizada em Curitiba”.

A Prefeitura ainda afirma que este projeto prevê a compensação obrigatória de árvores e também o plantio de mais de 5 mil novas mudas em outros bairros. O projeto tem sito tema de debate na cidade. Moradores do entorno da Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, entre os bairros Seminário e Vila Izabel, protestam contra o corte de 237 árvores previsto para a região.

No local, atualmente, o chamado corredor verde concentra quadras de esporte, ciclovias, academia a céu aberto e locais de convivência. A medida faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, da Prefeitura de Curitiba, para obras do novo Inter II.

De acordo com o município, as árvores serão retiradas do trecho para alargar a pista utilizada pelos ônibus. A engenheira e moradora da região Adriana Carneiro ressalta que uma das principais preocupações diz respeito à sustentabilidade e mudanças climáticas.

Outro ponto questionado pelos moradores é o replantio, uma vez que o Plano de Arborização de Curitiba prevê que, para cada árvore retirada, outras duas serão plantadas. No entanto, o projeto não especifica onde será a compensação, como afirma a engenheira.

Diante da mudança anunciada pela Prefeitura, os moradores criaram um abaixo-assinado. Um documento com 5 mil assinaturas foi entregue à Câmara Municipal de Curitiba. Nesta terça-feira, 13, às 18h, a Casa recebe uma audiência pública sobre as obras e o corte de árvores. O debate abaixo-assinado é conscientizar moradores.

O lote 1 do Novo Inter 2, que abrange a Avenida Arthur Bernardes, compreende quatro bairros e as obras se estendem por 14 mil metros em cerca de 25 ruas. O projeto foi iniciado em novembro do ano passado e deve ser concluído até maio de 2025.

Além da revitalização das vias para a passagem dos ônibus elétricos do Novo Inter 2, o lote também prevê a construção de um mini terminal de ônibus.

Reportagem: Brenda Niewiorowski, Bárbara Hammes e Larissa Biscaia

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