Em disputa na Câmara, Elmar declara apoio a candidato de Lula em Fortaleza

O deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil e candidato à presidência da Câmara dos Deputados, fez acenos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e declarou apoio a Evandro Leitão (PT) na corrida à Prefeitura de Fortaleza, no Ceará.

Leitão concorre ao comando da capital cearense com André Fernandes (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Elmar Nascimento participou de um evento de campanha de Leitão nesta sexta-feira (18) e esteve ao lado de outros políticos, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e os deputados Moses Rodrigues (União-CE) e Antônio Brito (PSD-BA).

Durante o evento, o deputado fez acenos ao Partido dos Trabalhadores e disse que o “lado certo” é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Uns estão aliados à democracia e uns à extrema direita. E a gente não tem dúvidas de que lado ficar. O Ceará, sobretudo Fortaleza, não pode ser laboratório de quem nunca teve a oportunidade de administrar nada. Não há dúvidas de que o lado certo é o lado que conta com o apoio do presidente da República”, disse o deputado.

Elmar também afirmou que a polarização nas eleições para a Prefeitura de Fortaleza são um “prenúncio” das eleições gerais de 2026. De acordo com a última pesquisa Quaest, André Fernandes e Evandro Leitão estão tecnicamente empatados, ambos com 43% das intenções de voto.

O deputado também afirmou que o União Brasil é base do presidente Lula. O partido tem três ministros na Esplanada dos Ministérios: Celso Sabino (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

“Esse é um prenúncio de uma luta muito grande que vai iniciar agora e vai concluir em 2026, a gente vai ter que estar todos juntos. Nós somos base do presidente Lula. O União Brasil indicou três ministros e tem que ter responsabilidade com o país e com a cidade de Fortaleza”, afirmou.

Disputa na Câmara

Elmar busca apoio de diversas bancadas para a candidatura à presidência da Câmara. Até o primeiro semestre, o deputado era considerado o favorito de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, para a sucessão. No entanto, em busca de um nome que reúna maior consenso, Lira se aproximou de Hugo Motta (Republicanos-PB) e sinalizou apoio ao congressista.

Elmar Nascimento se uniu a Antonio Brito, que também visava candidatura, para lançar uma chapa única. Os dois têm buscado apoio do presidente Lula. Na quinta-feira (17), Elmar se reuniu com o ministro de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha.

Nos últimos dias, o deputado também encontrou representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e sindicalistas.

Posição do PT

A bancada do PT na Câmara ainda não fechou questão. O líder do partido, Odair Cunha (MG), afirmou em entrevista coletiva nesta semana que o candidato da “convergência” na Câmara é Hugo Motta. No entanto, alguns congressistas ainda não estão convencidos sobre o apoio ao deputado com Republicanos.

Elmar Nascimento enfrenta grande resistência dentro do partido, pois atuou de maneira assertiva a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Além disso, o deputado protagonizou um episódio em que chamou Lula de “ladrão”, declaração que tem sido amplamente explorada por seus adversários.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em disputa na Câmara, Elmar declara apoio a candidato de Lula em Fortaleza no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.