Ucrânia captura mais uma cidade na região russa de Kursk

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira (15) que as forças ucranianas assumiram o controle da cidade russa de Sudzha, mais de uma semana depois que suas forças lançaram uma incursão transfronteiriça na região russa de Kursk.

As forças de Kiev estão na cidade, localizada 105 quilômetros a sudoeste da cidade de Kursk, desde a última quarta-feira (7), mas esta é a primeira confirmação do presidente ucraniano de que o seu exército a capturou.

O chefe militar ucraniano, Oleksandr Syrskyi, disse que as tropas ucranianas avançaram 35 quilômetros através das defesas russas desde o início do seu ataque surpresa, capturando 1.150 quilômetros quadrados de território e 82 assentamentos.

Syrskyi disse que um escritório de comando militar foi criado em Sudzha “para manter a lei e a ordem e atender às necessidades prioritárias da população nos territórios controlados”.

Sudzha está localizada junto a um terminal de gás russo, um ponto chave para o fornecimento de gás da Rússia, através da Ucrânia, para a Europa. Isto gerou especulações de que um dos objetivos de Kiev poderia ser restringir uma lucrativa fonte de financiamento para Moscou.

A incursão terrestre da Ucrânia forçou dezenas de milhares de russos a abandonarem as suas casas e colocou a Rússia em desvantagem enquanto luta para repelir as tropas de Kiev.

Na quarta-feira (14), drones ucranianos atingiram quatro aeródromos russos no maior ataque desse tipo na guerra. Uma fonte do serviço de segurança da Ucrânia disse à CNN que o ataque teve como alvo quatro bases nas regiões sudoeste de Kursk e Voronezh, e Nizhny Novgorod, a leste de Moscou.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que destruiu 117 drones “do tipo aeronave” e quatro mísseis táticos sobre Kursk e regiões vizinhas.

O ataque da Ucrânia – que representa um grande fracasso para o Kremlin – é uma mudança notável nas táticas para Kiev, marcando a primeira vez que tropas estrangeiras entram em território russo desde a Segunda Guerra Mundial.

A Rússia retirou reservas de áreas-chave do campo de batalha na Ucrânia e na Crimeia ocupada pela Rússia para repelir os avanços de Kiev, disse um comandante militar ucraniano à CNN na quarta-feira.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia captura mais uma cidade na região russa de Kursk no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.