Light Iron coloriza filme ‘Babes’ no DaVinci Resolve Studio

A Blackmagic Design anunciou que o colorista Keith Jenson da Light Iron, a divisão de serviços criativos de pós-produção do grupo Panavision, colorizou o filme “Babes” da Neon usando o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de áudio DaVinci Resolve Studio.

Com roteiro de Ilana Glazer e Josh Rabinowitz e direção de Pamela Adlon, “Babes” é uma comédia hilária e emocionante sobre os laços de amizade e os desafios imprevisíveis e caóticos da vida adulta e da maternidade. “Babes” segue duas melhores amigas inseparáveis desde a infância, Eden (Ilana Glazer) e Dawn (Michelle Buteau), que cresceram juntas em Nova Iorque e agora se encontram em fases bem diferentes da vida adulta. Quando Eden, solteira e despreocupada, decide ter um filho sozinha após uma noite casual, a amizade delas enfrenta o seu maior teste. “Babes” mergulha nas complexidades da amizade feminina com uma mistura de risos, lágrimas e dores de parto.

O papel de Jenson como colorista em “Babes” foi um caso de boas primeiras impressões e oportunidade. “Durante a pré-produção, o diretor de fotografia Jeff Kim veio uma noite para fazer alguns ajustes em algumas LUTs para determinarmos qual LUT ele utilizaria no set”, disse Jenson. “Eu sentei com ele e nos demos bem, então quando chegou a hora de preparar o intermediário digital, foi uma escolha natural.”

Considerando o formato de comédia de “Babes”, Jenson e Kim não referenciaram outros filmes, mas se concentraram em manter um tom condizente com a proposta do projeto. “O filme é uma comédia com muito coração, então as discussões eram mais em termos do gênero”, disse Jenson. “Estipulamos que deveria ser ‘caloroso e vibrante como uma comédia’ e nos perguntávamos: ‘Será que está um pouco dramático demais?’ Esses eram os questionamentos importantes para nós durante o processo.”

No início da finalização das cores, Jenson e Kim trabalharam em estreita colaboração. “Jeff estava presente todo santo dia durante o tratamento de cores e ao invés de ficar sentado nas poltronas da sala de projeção, costumava me acompanhar no console de colorização”, continuou Jenson. “Isso possibilitou uma comunicação extremamente rápida entre nós dois.”

Com experiência extensiva no DaVinci Resolve Studio, Jenson desenvolveu um processo próprio para os seus trabalhos de colorização. “Eu utilizo uma árvore de nós pré-configurada em todos os meus projetos”, acrescentou. “Isso permite que a minha estrutura de nós seja consistente em todos os planos, facilitando bastante a minha propagação de alterações subsequentes, além de permitir uma abordagem no estilo de uma linha de produção. Assim, muitos dos trabalhos técnicos de correção podem ser realizados rapidamente e sobra mais tempo para a gradação de cor criativa junto do cliente.”

Jenson segue uma abordagem específica para cada plano. “A estrutura de nós que utilizei neste projeto funciona da esquerda para a direita. Os primeiros nós paralelos estão relacionados ao balanço, altas luzes e baixas luzes de um modo geral. A próxima seção é composta por nós paralelos para ajustes secundários, janelas e foscos, e a última seção fica livre para ajustes e retoques finais que possamos querer durante a sessão final. Todos os nós dedicados ao visual geral do filme ficam confinados ao nível de grupo.”

Segundo Jenson, algumas das ferramentas do DaVinci Resolve Studio são fundamentais para a sua arte. “A halação é uma ferramenta que adoro incluir quando o cliente quer um pouco mais de qualidade cinematográfica no projeto. Eu ajusto bem sutilmente, mas acho que deixa tudo com um estilo bem legal. O rastreador de janelas no DaVinci Resolve também é uma ferramenta maravilhosa. Tenho experiência com muitas plataformas diferentes e acho que o rastreador no DaVinci é um dos melhores e mais eficazes.”

“Em ‘Babes’, utilizei a Máscara Mágica em alguns planos para isolar personagens no primeiro plano do segundo plano, e uma cena específica, combinei-o com as janelas e os qualificadores para ajudar a transformar o dia em noite do lado de fora de algumas janelas reais. O uso dessas ferramentas simplificou consideravelmente a obtenção de um resultado que, antes, só seria possível com outro programa.

“O kit de ferramentas do DaVinci é muito fácil de navegar e me parece muito intuitivo, o que é muito útil para agilizar minha capacidade de resolver problemas que possam surgir na gradação de cores, seja a pedido do cliente ou para ajustar questões técnicas que aconteceram na filmagem em locação e que queremos corrigir na sessão de finalização das cores”.

Sobre a Light Iron
A Light Iron é reconhecida como líder do setor e pioneira em soluções inovadoras baseadas em arquivos para todas as etapas da produção e pós-produção. Cineastas, estúdios, profissionais criativos e tecnologistas contam com a expertise da Light Iron para entregar fluxos de trabalho digitais inovadores que atendam às necessidades dos filmes e séries mais complexos, destinados a todas as plataformas de distribuição. A Light Iron oferece serviços para copiões em instalações próprias ou próximas da locação; aluguel de equipamento de edição offline, tratamento de cores em 4K, 6K e 8K, finalização e masterização em SDR e HDR e arquivamento de mídias em nuvem de última geração. Com instalações em toda a América do Norte, a Light Iron também oferece serviços remotos em uma escala global, permitindo que criadores de conteúdo no mundo todo colaborem continuamente com a talentosa lista de artistas da empresa. A Light Iron integra as soluções completas do grupo Panavision para criadores de imagem, complementando os serviços prestados por renomadas divisões como Panalux, LEE Filters e Island Studios. Para mais informações e localizações no mundo todo, visite Panavision.com.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Light Iron coloriza filme ‘Babes’ no DaVinci Resolve Studio apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.