Grávida se engasga com espetinho de carne e é salva por bombeiros no interior de MG


Mulher foi levada até uma unidade do Corpo de Bombeiros por um casal que passava de carro no momento do ocorrido, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Veja como salvar pessoas engasgadas. Uma grávida de dois meses se engasgou ao comer um espetinho de carne na noite de quarta-feira (14) no Bairro Congonhas, em Patrocínio, no Alto Paranaíba. Ela chegou a perder a consciência, mas foi salva por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo os militares, a mulher chegou ao pelotão já inconsciente e acompanhada de um casal que a levou de carro. O marido da grávida foi até os bombeiros em seguida e contou que por ter moto pediu ajuda ao casal que passava de carro no momento do ocorrido.
Os bombeiros realizaram manobras de Heimlich para desengasgar a grávida e conseguiram fazer com que as vias respiratórias fossem desobstruídas. Ela recuperou a consciência, foi levada para receber atendimento médico e passa bem.
VÍDEO: Recém-nascida de 17 dias se engasga e é salva pela PM
Mãe de recém-nascida que se engasgou e foi salva pela PM agradece policiais: ‘nasceu de novo’
Bombeiros salvam bebê engasgada com leite
Como e por que fazer a manobra de Heimlich?
Fazer a manobra é importante, porque ela ajuda a desobstruir a traqueia. A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.
Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).
Localização da região epigástrica.
Domínio Público
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.
Abaixo, confira reportagem do Fantástico que mostra como fazer a manobra de Heimlich em bebês, crianças e adultos:
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.