Onze crianças passam mal depois de inalarem agrotóxico aplicado em escola de Taparuba

Estudantes apresentaram náuseas, vômitos e dificuldades para respirar e foram levadas ao pronto socorro. Dois servidores foram encaminhados para a delegacia. Onze crianças de uma escola municipal foram encaminhadas ao pronto socorro depois de inalarem agrotóxico, em Taparuba, nessa quinta-feira (15). A substância foi aplicada, de forma indevida, nos arredores da instituição. A Polícia Militar foi acionada e dois servidores foram levados para a delegacia.
Os estudantes acompanhavam as aulas na Escola Municipal José Horácio Pereira Sobrinho quando um servidor da prefeitura aplicou herbicida no estacionamento e bicicletário da instituição.
Depois de inalarem a substância, 11 crianças apresentaram sintomas de intoxicação, como náuseas, vômitos e dificuldades para respirar. Eles foram encaminhadas para o Pronto Atendimento Municipal de Ipanema.
Dos estudantes que receberam atendimento médico, apenas uma criança permaneceu na unidade de saúde. A menina, de 10 anos, ficou em observação por aproximadamente seis horas e depois foi liberada.
Ao ser questionado pela polícia sobre a aplicação do herbicida, o servidor informou que não tinha a intenção de prejudicar os estudantes e que apenas atendeu ao pedido de um outro servidor municipal.
De acordo com a PM, os dois foram encaminhados para a delegacia para prestar esclarecimentos. O caso também vai ser repassado para a Polícia Militar de Meio Ambiente.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que “ ocorrência será devidamente apurada, e após a conclusão do fato serão adotadas as providências de responsabilização dos envolvidos”.
Ainda segundo a prefeitura, as aulas foram suspensas e estão previstas para serem retomadas na próxima segunda-feira (19), quando já vão estar concluídos “os protocolos de assepsia e desinfecção da área”.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.