UPA 24h de Santarém espera desafogar fluxo com reabertura do Pronto Socorro Municipal


UPA 24h mantém atendimento de urgência e emergência, e continua recebendo casos graves e leves, incluindo atendimento pediátrico. Centro que funciona na UPA-24h é referência no atendimento de pacientes com Covid-19 em Santarém
Instituto Mais Saúde/Divulgação
Em Santarém, oeste do Pará, a reabertura do Pronto Socorro Municipal (PSM) trouxe expectativas positivas para a rede de saúde da cidade, aliviando a pressão sobre o sistema de atendimento. Com o retorno das atividades do PSM como aberta aberta, a Unidade de Pronto Atendimento 24h espera desafogar o fluxo de pacientes.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A UPA 24h mantém seu fluxo contínuo de atendimentos de casos de diferentes níveis de gravidade, incluindo emergências pediátricas.
Segundo a direção da UPA, a unidade segue as diretrizes estabelecidas pelo Protocolo do Humaniza SUS, realizando triagens e encaminhamentos conforme as classificações de risco: vermelha (emergência), amarela (urgência), verde (pouco urgente) e azul (não urgente).
A manutenção do atendimento pediátrico na UPA pode ser uma alternativa para cuidados infantis nos horários em que as unidades básicas de saúde nos bairros estão fechadas. Com isso, a UPA continua com os atendimentos de suporte médico para sintomas leves e avaliações urgentes. Assim, a direção da unidade espera ajudar a descongestionar o PSM, que pode focar em casos mais graves.
De acordo com a direção do PSM, a gestão dos atendimentos pela UPA é fundamental para aliviar a sobrecarga da unidade, permitindo que o Pronto Socorro concentre seus esforços em situações de maior complexidade.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.