Prêmio Jabuti: “Sempre Paris” é eleito livro do ano 2024

A autora Rosa Freire D’Aguiar, 76, ganhou a categoria do livro do ano do Prêmio Jabuti com a obra “Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas”. A premiação aconteceu nesta terça-feira (19), no Auditório Ibirapuera.

Rosa, que também ganhou na categoria de crônica, disse em seu discurso que jamais imaginaria ganhar o grande prêmio da noite.

66ª edição do Prêmio Jabuti acontece no Auditório Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, na noite desta terça-feira (19). A premiação literária mais tradicional do Brasil conta com 22 categorias na sua edição de 2024 — abrandendo os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Assista ao evento e confira a lista de vencedores abaixo.

A autora será premiada com R$ 70 mil, além de passagens e hospedagem para participar da Feira do Livro de Frankfurt, um dos maiores eventos literários do mundo.

Com um total de 4.170 obras inscritas, a edição deste ano contou com a nova categoria Escritor Estreante — Poesia, no Eixo Inovação, destinada a autores que publicaram seu primeiro livro em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

No Eixo Não Ficção, foram incluídas três novas categorias: Saúde e Bem-Estar, Educação e Negócios.

Cada vencedor receberá a tradicional estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5.000, com exceção da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. As editoras vencedoras também serão agraciadas com uma estatueta.

A cerimônia de premiação terá início a partir das 20h e será exibida pelo canal do YouTube da Câmara Brasileira do Livro.

Veja livros de fantasia e ficção científica que chegam no 2º semestre

Este conteúdo foi originalmente publicado em Prêmio Jabuti: “Sempre Paris” é eleito livro do ano 2024 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.