TJPE inaugura sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência em Fernando de Noronha


Fórum da ilha também passou a ter espaço de aleitamento e brinquedoteca para atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade. Sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência em Fernando de Noronha é inaugurada
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugurou uma sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica no Fórum de Fernando de Noronha (veja vídeo acima). O local, inaugurado na segunda-feira (25), também conta com espaço de aleitamento e brinquedoteca para crianças em situação de vulnerabilidade.
O serviço será ofertado, ao menos, uma vez por mês para pessoas atendidas pelo fórum da ilha a partir de um encaminhamento da Justiça.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A cerimônia de inauguração contou com a presença de conselheiros distritais, empresários, representantes do governo do estado, além da juíza de Noronha, Fernanda Moura de Carvalho, e do presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto. O evento fez parte da 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, realizada por tribunais de todo o país.
“Não vamos admitir espancamento, violência ou perduração psicológica contra a mulher. Vamos fazer os homens entenderem a responsabilidade que eles têm com as mulheres e a família, sem o uso de violência”, declarou o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto.
De acordo com o tribunal, o espaço vai atender as mulheres que vivem num contexto de violência, atuando também na prevenção.
“Esses espaços são de acolhimento às mulheres, às pessoas vítimas de violência de uma maneira geral. São locais para receber os vulneráveis, as minorias que nos procuram numa situação de agressão”, afirmou a juíza Fernanda Moura de Carvalho.
Sala é espaço para apoio as vítimas de violência
Ana Clara Marinho/TV Globo
Ações contra violência
Até sexta-feira (29), Fernando de Noronha recebe diversas ações da Semana da Justiça pela Paz em Casa. Entre as atividades, estão rodas de diálogo e divulgação de informações por meio das campanhas de enfrentamento da violência promovidas pela Coordenadoria da Mulher. Confira a programação abaixo:
⏰️ Terça-feira (26), às 19h
👩‍⚖️ Audiência Pública sobre violência doméstica contra a mulher
📍 Conselho Distrital
⏰️Quarta-feira (27), das 14h às 17h
⚽️ Ação de sensibilização com os estudantes da Escola Arquipélago e partida de futebol feminino e masculino
📍 Escola Arquipélago
⏰️ Quinta-feira (28)
Ações do Projeto “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos Espaços Públicos”
10h – Visita ao Cartório do Distrito para distribuição de material informativo, com a juíza Roberta Viana e equipe da Coordenadoria da Mulher;
11h – Ações do projeto “Mãos Empenhadas contra a Violência”, com visitas a salões de beleza e barbearias pela equipe da Coordenadoria da Mulher;
14h – Palestra direcionada ao público feminino sobre os temas “Violência política”, com a juíza Mariana Vargas, “Exploração sexual”, com a juíza Fernanda Moura, “Violência doméstica”, com a juíza Ana Veras, e “Ouvidoria da Mulher”, com a juíza Roberta Viana;
19h – Palestra voltada ao público masculino sobre o machismo estrutural e a violência doméstica – juiz Rafael Moraes e desembargadora Daisy Andrade.
📍Auditório da Unidade de Saúde da Família
⏰️ Sexta-feira (29), durante a manhã
📍Ação de sensibilização da Coordenadora da Mulher em pousadas da região com fornecimento de materiais para distribuição ao público e fixação de cartazes
Inauguração de sala de acolhimento do TJPE para mulheres vítimas de violência em Fernando de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.