Tempo joga contra governo em corte de gastos, diz Salto ao CNN Money

O economista-chefe da Warren Investimentos, Felipe Salto, alertou que o tempo está jogando contra o governo no que diz respeito ao pacote de corte de gastos. Após cerca de uma mês de expectativas, o governo apontou que a medida será apresentada ainda nesta semana.

Em entrevista ao CNN Money nesta terça-feira (26), o economista enfatizou a necessidade de um programa de ajuste fiscal eficaz.

“É tão importante que a gente tenha logo um programa de ajuste, um plano de cortes de gastos que seja incrível, que tenha efeitos rápidos, mas que também mire na sustentabilidade da dívida pública a médio e longo prazo”.

O economista explicou que um pacote bem elaborado pode acalmar os mercados, ajudar a reduzir a pressão sobre o dólar e, consequentemente, sobre a inflação e os juros.

No entanto, ele reconheceu os desafios políticos envolvidos. “Não é fácil fazer cortes de despesa, são sempre questões sensíveis, e aí o convencimento político é muito importante”.

O economista-chefe da Warren também analisou o cenário econômico atual, abordando temas como inflação e a taxa de juros.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) acelerou 0,62% neste mês, ante alta de 0,54% em outubro. No acumulado de 12 meses, o indicador foi a 4,77% – se mantendo acima do teto da meta da inflação.

O Banco Central persegue meta de 3% neste ano e nos próximos, com margem de 1,5 ponto para cima ou para baixo.

“De certa forma, surpreendeu. É um dado negativo e preocupa, mas não é motivo isoladamente para imaginar uma mudança na diretriz da política monetária”, disse Salto.

O economista ressaltou a importância da taxa de câmbio nesse contexto, destacando que o dólar pressionado tem impacto na inflação.

Cenário internacional

Questionado sobre as recentes declarações de Donald Trump sobre tarifas comerciais, Salto adotou uma postura cautelosa.

“É muito cedo para a gente fazer essa avaliação”.

Ele lembrou a existência de instituições reguladoras do comércio internacional e a interdependência econômica global como fatores que podem moderar ações protecionistas extremas.

O economista concluiu ressaltando a importância de ações rápidas e eficazes por parte do governo para lidar com os desafios econômicos atuais, tanto no âmbito doméstico quanto em relação às pressões internacionais.

Black Friday deve movimentar R$ 5,2 bi, diz CNC

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tempo joga contra governo em corte de gastos, diz Salto ao CNN Money no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.