Militares rasgaram minuta do golpe assinada por Bolsonaro, sugerem mensagens obtidas pela PF

A Polícia Federal (PF) obteve as capturas de tela de uma troca de mensagens que sugerem que militares rasgaram a minuta do golpe de Estado que teria sido assinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os diálogos encaminhados pelo tenente-coronel Sérgio Cavaliere, com declarações de um interlocutor identificado como “Riva”, constam no relatório da PF que apurou a tentativa de golpe de Estado no Brasil após a eleição presidencial de 2022.

“RIVA encaminha o que seriam informações da reunião do então presidente JAIR BOLSONARO com o seu vice, General Mourão e outros Generais. RIVA diz que Mourão negociou com outros generais a saída do JAIR BOLSONARO, chamado de ’01’, fazendo referência à tentativa de golpe de Estado no Peru. Em seguida, RIVA diz que os militares rasgaram o documento que JAIR BOLSONARO tinha assinado. Diz: ‘Rasgaram o documento que o 01 assinou’, possivelmente se referindo ao Decreto de Golpe de Estado. Em seguida, passam a atacar os integrantes do Alto Comando do Exército”, diz o relatório da PF.

Veja abaixo a troca de mensagens

A PF não deixa claro se a pessoa que conversa com o contato salvo como “Riva” seria o próprio Cavaliere. O relatório mostra, porém, que foi o tenente-coronel quem encaminhou os prints ao também tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro.


• Reprodução

Transcrição do diálogo

Riva: Estou escutando a história do Mourão e estou abismadooooooo. Fora os outros GEN. Na REUNIÃO com o 01 e o que eles fizeram.

Contato: Diga.

Riva: O Mourão negociou com outros Generais a saída do 01, falando que o Peru era logo ali; Rasgaram o documento que o 01 assinou; Estava em reunião com o vice da China com relação a Huawei aqui no Brasil. Tinha informando do [emoji de ovo] de leva e trás.

Contato: Gen Stumph.

Riva: Sim. Outro amigo do FHC. Negociando cargos no governo para parentes inclusive.

Contato: Vergonha eterna esses integrantes do ACE.

Riva: No meu vago conhecido e entendimento isso se assemelha e traição à pátrica, lesa pátria. #conhecimento. Isso independente da patente. Isso é de embrulhar o estômago.

Contato: Decepção sem tamanho.

Em contato com Cid, Cavaliere questiona o colega a respeito da veracidade do relato feito por Riva. Após encaminhar as capturas de tela a Cid, Cavaliere questiona o militar: “Confere?”.

Cid responde: “Mais ou menos. A história não foi bem assim. Vou gravar um áudio e depois apagar.”

Conforme explica a PF no relatório, Cid encaminhou duas mensagens de áudio, que foram apagadas na sequência e não recuperadas pelos investigadores.

Em seguida aos áudios, Cavaliere afirma: “Fomos covardes, na minha opinião.”

Cid concorda: “Fomos sim…Do Pr e os Cmt F”; possivelmente uma abreviação para Presidente da República e Comandantes das Forças, indica a PF.

A CNN tenta contato com todos os mencionados sobre o relatório final da PF.

Bolsonaro é indiciado pela terceira vez; saiba os inquéritos da PF

Este conteúdo foi originalmente publicado em Militares rasgaram minuta do golpe assinada por Bolsonaro, sugerem mensagens obtidas pela PF no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.