Bolsas da Ásia fecham mistas com Tóquio em nova queda diante de tensão sobre tarifas dos EUA

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quarta-feira (27) com Tóquio em nova queda sob pressão das ações do setor automotivo diante da apreensão sobre potencial imposição de tarifas no mercado norte-americano.

A Bolsa de Hong Kong e os mercados da China subiram após desaceleração da queda do lucro industrial das empresas chinesas ser vista como um sinal de que estímulos governamentais recentes começaram a ter efeito na economia.

No continente, o Xangai Composto subiu 1,5%, aos 3.309,78 pontos. O Shenzhen avançou 2,1%, 1.996,71 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng ganhou 2,3%, aos 19.603,13 pontos.

O lucro industrial na China caiu 10% em outubro ante igual mês do ano passado, apresentando sinais de melhora ante o tombo de 27,1% de setembro.

“Graças à série de medidas de apoio implementadas recentemente, a produção nas empresas industriais cresceu de forma estável e os lucros melhoraram”, disse Yu Weining, estatístico do Escritório de Estatísticas Nacional (NBS), que divulga o dado.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,80%, a 38.134,97 pontos, pressionado pelas ações de montadoras. A Nissan Motor perdeu 4,7% e a Toyota Motor recuou 3,6%. Na véspera, a Fitch revisou a perspectiva para o rating BBB- da Nissan de estável para negativa, citando o desempenho mais fraco na América do Norte.

O Kospi, de Seul, retrocedeu 0,7%, a 2.503,06 pontos, pressionado por ações do setor automotivo e de semicondutores. A Hyundai Motor caiu 1,1% e a Kia perdeu 3,1%. A promessa de Trump de impor tarifas ao México, Canadá e China gera apreensões sobre expansão de medidas para as montadoras estrangeiras.

As fabricantes de chips Samsung Electronics e SK Hynix caíram 3,4% e 5,0%, respectivamente, acompanhando perdas de pares do setor nos EUA na virada da madrugada.

Em Taiwan, o Taiex marcou baixa de 1,52%, a 22.334,78 pontos.

Oceania

Na Oceania, o S&P/ASX 200, de Sydney, teve alta de 0,57%, a 8.406,70 pontos.

Entenda por que os juros caem nos EUA e sobem no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Ásia fecham mistas com Tóquio em nova queda diante de tensão sobre tarifas dos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.