Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento

Milton Nascimento, 82, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) nesta terça-feira (26).

Durante a sessão do Conselho Universitário da Unicamp, os docentes falaram sobre a importância do trabalho do cantor ao denunciar a violência contra negros escravizados e a ditatura cívico-militar no Brasil.

“É forte a mensagem desse título. Milton Nascimento é um cidadão do mundo, mas que vê o mundo a partir de Minas Gerais. Um artista que tem a genialidade de falar para todos, sendo capaz de traduzir temas universais, mas valorizando sua cultura local”, disse o reitor da universidade, Antonio José de Almeida Meirelles.

Em seu perfil oficial do Instagram, o artista agradeceu à universidade pelo reconhecimento com seu trabalho e trajetória.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Milton Nascimento (@miltonbitucanascimento)

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras ou artes, ou que tenham beneficiado a humanidade ou prestado relevantes serviços à universidade.

Nascimento é considerado um dos principais nomes da música brasileira. Ele reúne uma série de prêmios, incluindo quatro Grammys Latinos e um Grammy Award, tendo canções regravadas por diversos artistas da indústria como Elis Regina, Gilberto Gil e Chico Buarque.

Recentemente, a Gullane+ divulgou as primeiras imagens de “Milton Bituca Nascimento“, documentário sobre o artista com estreia em 20 de março de 2025. O longa colhe depoimentos de grandes artistas brasileiros e internacionais, enfatizando o alcance e o apelo mundial das músicas de Nascimento.

Veja autores negros com livros cobrados em vestibulares no país

Este conteúdo foi originalmente publicado em Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.