Deliverys feitos por drones serão testados em Curitiba em 2025

Deliverys feitos por drones serão testados em Curitiba em 2025

Um projeto de entregas feitas por drone será testado em 2025 em Curitiba. Nesta quarta-feira (27), um voo inaugural foi feito no Parque Tanguá, para representar a iniciativa. A empresa Atech, do Grupo Embraer, será responsável pelos experimentos práticos do delivery no espaço aéreo curitibano.

O intuito do projeto é assegurar o planejamento do serviço de forma segura. O CEO da Atech, Rodrigo Persico, explica que com os testes, as entregas podem ser regulamentadas e viabilizadas comercialmente.

A parceria foi possível pelo decreto Sandbox municipal. Ele autoriza, de forma experimental e temporária, testes de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade de todas as licenças e alvarás normalmente exigidos.

O voo inaugural desta quarta-feira (27) fez a primeira entrega pública de delivery com drones, para o prefeito Rafael Greca. Ele recebeu uma placa com uma homenagem por ter sido o primeiro curitibano a receber uma entrega com a tecnologia.

O secretario de Inteligência Artificial, Dario Paixão, explica que os testes de 2025 serão concentrados na região do Prado Velho e Rebouças.

Ainda não há prazo para terminar o estudo. Em Curitiba, o acordo para os testes é válido por um ano.

Reportagem: Brenda Niewiorowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.