Alunos do ProUni desistem menos da graduação do que estudantes sem bolsas

Estudantes que ingressaram no ensino superior por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) tiveram taxa de desistência menor do que estudantes de instituições de ensino privadas que não contaram com o benefício. Os dados são de um estudo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil.

A pesquisa indicou que, de 2014 a 2023, a taxa de desistência dos alunos do ProUni foi de 41%, enquanto dos estudantes de instituições privadas sem bolsas foi de 63% e, de alunos da rede pública, 53%.

 

O número corrobora com os resultados recentes do Censo da Educação Superior 2023, o qual mostrou que 58% dos beneficiários do ProUni concluíram o curso em 2023, contra 36% entre os estudantes que não fazem parte do programa.

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais (50%) para instituições privadas. Para participar, o candidato deve usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, ter estudado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.

Resultados da pesquisa

Outro resultado interessante da pesquisa do Semesp é que entre 2005 e 2019 o número de alunos matriculados no ensino superior pelo ProUni cresceu 543,8%, chegando a um pico de 615.641 de beneficiados em 2019. No entanto, o número caiu 34% entre 2019 e 2023.

Para a entidade, essa redução se deve, principalmente, a não abertura de vagas remanescentes nas edições mais recentes, à mudança no critério de proporção de vagas e à necessidade de intensificar as campanhas de divulgação do ProUni.

49% dos brasileiros acreditam que educação reduz desigualdades sociais

Este conteúdo foi originalmente publicado em Alunos do ProUni desistem menos da graduação do que estudantes sem bolsas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.