Ananda desabafa sobre caso de racismo: “Fui exposta de forma injusta”

A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, fez um pronunciamento em suas redes sociais nesta quinta-feira (28) sobre as falas racistas da modelo Ana Paula Minerato feitas contra ela.

“Fui vítima disso por conta dos meus traços de africanidade. Quando ela fala sobre minha família, meus pais, minhas tias, meu grupo, meus colegas de trabalho, sinto que fui exposta de forma injusta”, disse ela em um vídeo.

Ananda comentou em sua declaração que acha importante usar a situação para discutir sobre o preconceito racial no Brasil. “Foquem no que realmente importa: falar sobre isso mais uma vez”, disse a cantora.

Nesta quinta-feira, ela registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro contra a influenciadora Ana Paula Minerato por racismo.

“Foram palavras racistas direcionadas a mim. Ela cometeu um crime. Ela pediu desculpas, mas o que fez foi crime, e isso precisa ser tratado com a seriedade que merece”, comentou a integrante do grupo Melanina Carioca em seu vídeo no Instagram.

Ainda, Ananda fez uma reflexão sobre os dilemas que enfrentou ao se aceitar como uma negra de pele clara, dizendo que se confundia quando era criança sobre a questão racial.

 

“É na escola que isso começa. Lá, percebemos que somos diferentes. Perguntamos: ‘O que há de errado comigo?’ ‘Por que estão me tratando assim?’ ‘Por que cochicham sobre mim?’ ‘Por que o menino me quer escondida, mas não assume na frente dos outros?’ Essas experiências marcam profundamente”, desabafou a cantora.

De acordo com ela, mesmo tendo privilégios por ter a pele clara, não é isenta de sofrer racismo — como mostrou o caso com Ana Paula Minerato.

“Racistas não passarão!”, escreveu na legenda da publicação.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A N A N D A (@anandacantora)

Entenda o caso

Na última segunda-feira (25), áudios que supostamente teriam sido gravados pela apresentadora Ana Paula Minerato viralizaram nas redes sociais por conterem falas racistas.

No áudio, a voz de uma mulher diz: “A empregada do cabelo duro. Você gosta de mina do cabelo duro, de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali, ou pai, ou a mãe veio da África ali, tá na cara”.

“Ela é feia, hein. Ela é feia. Essa faixa de nega aqui que ela usa…”, diz outro áudio, também atribuído a Ana Paula.

Demissão de Ana Paula Minerato

Após a repercussão do caso, Ana Paula Minerato foi desligada da Gaviões da Fiel, torcida organizada e escola de samba na qual ela atuava como musa.

Ana Paula também foi demitida da Band, emissora de rádio na qual ela apresentava um programa diário.

“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, diz a nota da emissora.

Pronunciamento do rapper Kt Gomez

O rapper Erison Gomes da Silva Brito, mais conhecido como Kt Gomez, é ex-namorado de Ana Paula e atual de Ananda, cantora que seria a vítima das ofensas racistas proferidas nos áudios.

Ele se pronunciou em uma publicação no Instagram na segunda-feira (25): “Primeiramente eu quero dizer que sou contra o racismo e repudio qualquer fala e atitude racista. Eu sou 100% responsável sobre as coisas que eu falo e que eu faço, não tenho compromisso sobre terceiros, que isso fique claro”.

“Vai andar ainda essa conversa, com certeza vai andar e vocês vão ouvir os lados, eu acho que agora só resta paciência. Peço desculpas a quem se sentiu ofendido com esse fato”, concluiu.

Gio Ewbank e Gagliasso falam após condenação de portuguesa por racismo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ananda desabafa sobre caso de racismo: “Fui exposta de forma injusta” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.