CarMais – Edição da semana de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2024

Na linha 2025, a picape grande Chevrolet Silverado – produzida no México – ganha a inédita tampa Multi-Flex, que permite ampliar a área e o apoio da carga e facilita o acesso ao compartimento e às operações de carregamento de grandes objetos. A tampa da caçamba pode ser aberta por botão na cabine, na chave presencial ou diretamente na peça. Já o dispositivo articulado, por segurança, só pode ser destravado nele mesmo. A Multi-Flex amplifica o uso tradicional da tampa utilizando apenas a engenhosidade de dobradiças, tendo vantagens como o extensor de carga ­– para o transporte de determinados objetos que extrapolam a área da caçamba, evitando seu deslizamento para fora do veículo –, o degrau de acesso – com a estrutura suportando até 170 quilos, com corrimão basculante – e mesa auxiliar – a parte central da tampa também pode ser erguida, criando um suporte plano tipo bancada para apoio de laptops, ferramentas e bebidas. Para o Brasil, a Silverado é ofertada somente na versão topo de linha High Country, com motor 5.3 V8 a gasolina com 360 cavalos de potência e 52,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 10 marchas e à tração 4×4. O preço parte de R$ 548.090.

Sem estrelas

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O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, apresentou a quarta rodada de resultados de 2024 com um decepcionante “zero estrela” para o Citroën Aircross – lançado em novembro do ano passado, produzido em Porto Real (RJ). De acordo com o órgão independente, o Aircross oferece apenas dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obtendo nos testes 33,01% para ocupante adulto, 11,37% para ocupante infantil, 49,57% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis na estrada e 34,88% em assistência à segurança. O veículo foi testado em impacto frontal e lateral, chicotada cervical (“whiplash”), proteção para pedestres e ESC. O teste de impacto lateral em poste não foi feito, mas o carro recebeu zero ponto devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas duas fileiras de bancos, que nem sequer é oferecida como opcional. Para o Latin NCAP, a Citroën não informou sobre planos para atualizar os dispositivos de segurança do Aircross. O órgão revelou ainda que o lembrete de cinto de segurança não cumpre com os requisitos exigido nos testes. O Aircross não oferece sistemas de suporte de pista e frenagem autônoma de emergência nem como opcionais.

De Piracicaba para os “hermanos

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O Hyundai HB20, produzido exclusivamente na fábrica de Piracicaba (SP) desde 2012, já está sendo embarcado para a Argentina. O hatch compacto já era exportado regularmente para Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. O primeiro lote será destinado para a campanha de lançamento na Argentina, enquanto as vendas naquele país se iniciam no próximo mês. O primeiro tipo de carroceria a ser comercializada lá será a hatchback, com motor 1.6 aspirado de 123 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque, com opções de transmissão manual ou automática, ambas de 6 marchas. Como itens de segurança, o HB20 terá seis airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade. Algumas variantes contarão ainda com detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem autônomo.

Releitura do tradicional

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A versão inédita Cooper S Sport está desembarcando no Brasil, com preço de R$ 285.990. Debaixo do capô, o novo modelo britânico é equipado com o mesmo motor das demais configurações a combustão, o 2.0 turbo de 204 cavalos de potência e 30,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática Steptronic de 7 marchas e dupla embreagem. Com isso, o “carrinho” acelera de zero a 100 km/h em 6,6 segundos e pode chegar a 240 km/h. Assim como nas outras variantes do Cooper S, todas as funções de condução mais importantes, como o freio de estacionamento, o seletor de marcha, a ignição, os modos de condução e o controle do sistema de áudio são acessíveis em uma barra de controle posicionada logo abaixo da tela OLED, abrindo espaço no console central, que passa a abrigar o novo Wireless Charging Shelf com carregamento sem fio de smartphones. O enorme display redondo de 24 centímetros de diâmetro, posicionado ao centro no painel, é uma releitura dos modelos da Mini. A tela OLED, que abriga a central de multimídia, tem alta resolução e é a mesma tecnologia utilizada nos smartphones mais modernos.

A vida da borracha

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Os pneus são um dos componentes mais importantes do veículo, sendo a única parte que entra em contato direto com o chão. Assim, mantê-los em boas condições garante segurança e contribui para o desempenho, a economia de combustível e sua durabilidade.
– Pressão – Pneus com pressão inadequada podem ter desgaste irregular, aumentam o consumo de combustível e prejudicam a estabilidade do veículo. A pressão dos pneus deve ser verificada a cada 15 dias e antes de viagens longas, incluindo o estepe, e sempre com os pneus frios. A pressão ideal de cada carro pode ser encontrada no manual do veículo ou em uma etiqueta localizada na lateral da porta do motorista.
– Balanceamento e alinhamento –
São serviços que garantem o bom funcionamento do sistema de suspensão e da direção do veículo, além de contribuir para a vida útil dos pneus.
– Rodízio –
O rodízio consiste em trocar a posição dos pneus para que o desgaste seja mais uniforme. Os da frente tendem a se desgastar mais rápido, especialmente em carros com tração dianteira (a maioria no Brasil). O mais indicado é que se faça o rodízio a cada 10 mil quilômetros ou conforme as recomendações do manual do veículo. Esse intervalo pode variar de acordo com o tipo de veículo e os pneus utilizados”, recomenda Hugo Mendonça, gerente-técnico da Mecanizou, startup que conecta oficinas a fornecedores de peças automotivas.

Nos engarrafamentos de outrora

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O primeiro Encontro de Veículos Antigos do Sudeste será realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro em São Roque (SP). O público poderá conferir gratuitamente modelos raros expostos no kartódromo do Complexo Dream Car, distante 60 quilômetros da capital paulista. A programação inclui coquetéis, jantar, visitação ao museu e premiação dos carros que se destacarem.  O primeiro lote de inscrições já se esgotou. Com isso, a organização do evento abriu um segundo lote, por R$ 890, valor que dá direito a expor até dois veículos, a jantar com show para duas pessoas e a dois ingressos para conhecer o acervo do Dream Car Museum. Para inscrever-se, o interessado pode acessar o link www.encontro.dreamcarmuseu.com.br/sudeste. Depois de conferirem os modelos expostos no Encontro de Veículos Antigos do Sudeste, os visitantes poderão apreciar o acervo do museu, que conta atualmente com 165 exemplares, sendo 105 automóveis, 20 motos e 40 bicicletas. Enquanto as crianças têm direito à utilização de parque temático, os adultos podem experimentar modelos da Ferrari, da Porsche e do Camaro, na chamada “Volta dos Sonhos”. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br .

Em nome da mobilidade

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O subcompacto Fiat Mobi surgiu em 2016, desenvolvido e produzido em Betim (MG) para ser concorrente direto do Volkswagen Up, com dimensões semelhantes e tampa do porta-malas de vidro, a exemplo do modelo da marca alemã vendido na Europa. No Brasil, o Up não tinha a tal porta traseira de vidro. Agora, o Mobi completa 600 mil unidades produzidas desde sua estreia. Este ano, o subcompacto da Fiat emplacou 56.175 veículos de janeiro a outubro, ocupando a sétima posição entre os carros de passeio. O nome do pequeno modelo é uma referência à mobilidade urbana e a sua capacidade de se locomover com mais facilidade no trânsito agitado das grandes cidades. As versões do Mobi 2025 são a Like, com preço de R$ 74.990, e a Trekking, a 77.990, esta com estilo aventureiro. As duas compartilham o motor 1.0 Fire bicombustível aspirado de 71 cavalos de potência abastecido com gasolina e 74 cavalos com etanol e 9,1 kgfm e 9,5 kgfm de torque, respectivamente, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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