Ação de Graças: Temperaturas congelantes e neve podem impactar viagens nos EUA

Enquanto uma forte nevasca ameaça deixar residentes “presos” em várias partes da região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos, milhões de pessoas enfrentam o ar frio do Ártico que em breve cobrirá metade de todo o território do país.

As temperaturas cairão em grande parte do leste dos EUA nos próximos dias, do estado de Minnesota até ao Texas.

Além disso, os ventos gelados sobre os Grandes Lagos — região que está perto de quebrar recorde de calor — darão início à primeira grande nevasca com “efeito de lago” da temporada. Nesse caso, a nevasca é intensificada devido a lagos.

Mais de seis milhões de pessoas que estão sob alertas climáticos de inverno poderão presenciar entre 150 e 300 milímetros de neve neste fim de semana. Também pode cair 1,5 metro de neve em lugares como Buffalo e Watertown, em Nova York.

“Prepare-se para condições de viagem perigosas e visibilidade quase zero nesta sexta-feira nas partes norte da Península Inferior de Michigan”, alertou o escritório de campo do Serviço Meteorológico Nacional em Gaylord.

Os viajantes podem ficar presos por dias em várias partes de Ohio, Pensilvânia e Nova York. “A forte neve com efeito de lago provavelmente causará interrupções nas viagens até segunda-feira (2)”, destacou o Centro de Previsões Hidrometeorológicas do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

“Um evento prolongado de neve com efeito de lago enterrará algumas áreas a leste dos Lagos Erie e Ontário de hoje até o início da próxima semana”, alertou o escritório da agência em Buffalo.

“Haverá áreas que ficarão paralisadas pela neve do lago”, acrescentou.

Combinação possivelmente mortal

A combinação de ventos fortes e temperaturas baixas pode ser mortal em algumas partes da região central dos EUA.

“No pico da irrupção do Ártico, a sensação térmica mínima deverá ser abaixo de zero em grande parte das planícies do norte e do centro-oeste superior”, ressaltou o Centro de Previsão do Tempo.

“Os ventos frios em grande parte de Dakota do Norte, Dakota do Sul e Minnesota estarão abaixo de -26°C, com algumas partes de Dakota do Norte tão frias quanto -34 a -40°C. Isso representa um risco aumentado de hipotermia e congelamento da pele exposta. Tenha um kit de sobrevivência de inverno se precisar viajar”, advertiram.

Aproximadamente 70% do país verá temperaturas abaixo de -17°C nos próximos dias.

Alertas de congelamento foram emitidos para cerca de 15 milhões de pessoas em estados do Texas à Carolina do Sul, com temperaturas congelantes esperadas na manhã de sábado.

A viagem será extremamente difícil ou impossível com uma imensa quantidade de neve nas estradas e pouca visibilidade. O Serviço Meteorológico Nacional instou as pessoas nas áreas mais afetadas a adiar os planos de viagem, se possível.

“É provável que haja interrupções nas viagens, especialmente na [rodovia interestadual] I-90 entre Cleveland e Buffalo e na [rodovia interestadual] I-81 ao norte de Syracuse”, alertou o Weather Prediction Center.

No entanto, além da área dos Grandes Lagos, não são esperadas grandes complicações climáticas nas viagens de retorno neste fim de semana.

*Jillian Sykes, da CNN, contribuiu para esta reportagem

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ação de Graças: Temperaturas congelantes e neve podem impactar viagens nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.