Homem revê filho após ficar em isolamento para tratar câncer em hospital no Pará: ‘Saudade é enorme’


Encontro foi promovido pelo Hospital Regional Público de Castanhal, no nordeste do Pará, onde o paciente está internado para tratar um tipo de leucemia. Homem em tratamento de câncer reencontra filho após 25 dias de isolamento.
Agência Pará
Um encontro emocionante foi promovido pelo Hospital Regional Público de Castanhal, no nordeste do Pará, entre um paciente internado para tratamento de câncer e um dos seus filhos, de apenas cinco anos, no último domingo (28).
Elton Palheta, de 38 anos, e o filho estavam sem poder se ver pessoalmente há 25 dias por recomendação médica, devido o quadro de saúde do paciente.
“A pessoa que mais vejo é a minha esposa, mas os meus filhos e a minha mãe é mais difícil o contato por conta da condição da doença. A saudade é enorme, mas não me sinto desmotivado”, revela.
O paciente está internado na unidade para tratar de uma leucemia linfoblástica aguda, um tipo de câncer que leva à queda da imunidade do corpo. Diante do quadro clínico, os médicos optaram por deixá-lo em uma área de total isolamento.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Elton e o filho pequeno.
Agência Pará
O encontro entre pai e filho foi possível – e necessário – porque o paciente respondeu de forma positiva à primeira etapa do tratamento, o que regulou a imunidade, segundo o médico coordenador da equipe de Clínica Médica, Thiago Casanova.
“Pacientes com câncer que tendem a ficar em internação prolongada, ficam imunodeprimidos, com as defesas imunológicas muito baixas e precisam permanecer em restrição de contato pessoal. Como isso afeta muito o psicológico do paciente e, o Elton já havia concluído a primeira parte do tratamento, tendo melhorado a sua imunidade, decidimos promover seu reencontro com o filho, após 25 dias de internação”, explicou.
Elton descobriu a doença há pouco tempo e está em tratamento recente no hospital. Ele conta que é acompanhado quase sempre pela esposa, mas os demais familiares o auxiliam de longe, por videochamada.
Cuidar do emocional é importante
De acordo com médico, o lado emocional do paciente que enfrenta um câncer influencia diretamente na sua recuperação.
“Quando o paciente está submetido a situações de estresse e ansiedade, a imunidade diminui. E quando está em situação favorável a imunidade melhora. Por isso é fundamental ele estar recebendo um bom tratamento”, explica.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.