Como Silvio Santos ajudou a explicar o Plano Real

O apresentador Silvio Santos, que morreu no neste sábado (17), recebeu durante um programa ao vivo o então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

Durante o programa, em 1994, FHC explicou o novo plano econômico para o Brasil da época. Silvio questionou sobre a Unidade Real de Valor, a URV, e como as mudanças impactariam a vida dos brasileiros.

A conversa foi conduzida, como de costume, pelo tom bem humorado do apresentador. Logo no início, Silvio questionou: “Os meus funcionários me perguntam se eles vão perder alguma coisa com a URV. O que o senhor acha, ministro?”.

Em seguida, FHC explica as mudanças com exemplos práticos e que se aplicavam ao dia a dia dos brasileiros.

“Unidade Real de Valor quer dizer justamente que ninguém vai perder nada do salário. Hoje, como você sabe, com a inflação, a gente acha que ganhou um monte de salário, mas quando vai ver, o montão sumiu. Porque, a inflação corrói o salário. É um sorvete no asfalto quente”, apontou o então ministro.

Na conversa dinâmica com a grande figura da televisão brasileira, Fernando Henrique Cardoso explicou que os salários teriam reajustes conforme a inflação.

“O preço subiu? O salário subiu junto”, repetia.

Durante o programa, o apresentador e o ministro discutiram de forma popular outros pontos da mudança no plano econômico, como a dinâmica do aluguel.

Ao fim, ambos destacaram que “nunca houve um plano que aumentasse o salário do trabalhador de acordo com a inflação”.

Sucessão de Silvio Santos: caçula já comanda SBT, Jequiti e outras empresas

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como Silvio Santos ajudou a explicar o Plano Real no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.