Coreia do Norte chama incursão da Ucrânia na Rússia de ato de terror

A Coreia do Norte condenou a incursão da Ucrânia na Rússia como um ato de terror imperdoável apoiado por Washington e pelo Ocidente, acrescentando que sempre apoiará a Rússia na tentativa de proteger a sua soberania, informou a mídia estatal neste domingo (18).

A agência de notícias KCNA disse que a investida da Ucrânia na Rússia é um produto da política de confronto anti-Rússia dos Estados Unidos, que está levando a situação à beira da Terceira Guerra Mundial.

Os EUA entregaram somas “astronômicas” de armas letais ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse a reportagem.

“Condenamos veementemente o ataque armado contra o território russo pelo regime fantoche de Zelensky, sob o controle e apoio dos Estados Unidos e do Ocidente, como um ato imperdoável de agressão e terror”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte em comunicado, segundo a KCNA.

A Coreia do Norte reforçou os laços com a Rússia no ano passado, com duas reuniões dos seus líderes, que prometeram uma cooperação mais estreita em todas as áreas.

Em junho, o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente russo Vladimir Putin assinaram um pacto em Pyongyang sobre uma “parceria estratégica abrangente” que incluía um acordo de defesa mútua.

A Coreia do Sul, a Ucrânia e os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de fornecer artilharia e mísseis à Rússia para uso na guerra contra a Ucrânia. A Coreia do Norte e a Rússia negaram as acusações.

Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Norte chama incursão da Ucrânia na Rússia de ato de terror no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.