Corredora do interior de SP participa de maratona inédita de 42 km durante as Olimpíadas de Paris: ‘Experiência única’


À convite do próprio comitê olímpico, Fabiana Batista vai correr com atletas amadores, no mesmo percurso que os profissionais. Corrida será realizada no dia 10 de agosto, data de encerramento dos Jogos Olímpicos. Corredora de Rio Preto participa de maratona inédita durante as Olimpíadas de Paris
Uma corredora de São José do Rio Preto (SP) se prepara para alcançar o sonho de muitos atletas em um feito inédito: participar de uma maratona de 42 quilômetros durante as Olimpíadas de Paris 2024.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
À convite do próprio comitê olímpico de Paris, a administradora de empresas Fabiana Batista, de 45 anos, vai correr com atletas amadores, no mesmo percurso que os profissionais. A prova, intitulada “Maratona Para Todos”, é uma iniciativa que busca reunir representantes de 110 países.
Fabiana Batista, de Rio Preto (SP), vai correr durante as Olimpíadas de Paris em 2024
Fabiana Batista/Arquivo pessoal
Entre homens e mulheres, 20.024 corredores receberam o convite para participar, em abril deste ano, sendo 140 brasileiros. A corrida será realizada no dia 10 de agosto, data de encerramento dos Jogos Olímpicos, a partir das 21h, tendo como local de partida a Prefeitura de Paris.
Com conclusão na madrugada, a corrida passará por pontos emblemáticos da cidade, como o Palácio de Versalhes e a Torre Eiffel. Ao g1, a maratonista contou que, em 2020, o comitê lançou nas redes sociais um aplicativo com desafios para o público participar.
De Rio Preto (SP), Fabiana Batista participa de corridas pelo mundo
Fabiana Batista/Arquivo pessoal
Com mais de quatro milhões de inscrições e 400 mil corredores aptos, Fabiana se conectou, sem esperar que, quatro anos depois, receberia o convite para estar em Paris em uma maratona durante as Olimpíadas. Ela embarca para a “cidade das luzes” no próximo domingo (4).
“A emoção é muito grande em representar os corredores do Brasil. Será uma experiência única e memorável. Não é algo que um atleta amador espera, pois isso nunca aconteceu na história das Olimpíadas. É uma grande oportunidade. Vamos fazer história”, celebra a atleta.
Início de um sonho… Deu tudo certo!
O início desse sonho começou a ser construído há 10 anos, quando Fabiana resolveu que largaria o vício em cigarro e perderia peso. Em busca de uma melhor qualidade de vida, a atleta mudou os hábitos e começou a correr em Rio Preto.
Fabiana Batista começou a correr em Rio Preto (SP)
Fabiana Batista/Arquivo pessoal
Com o tempo, a paixão pelo esporte cresceu e passou a ultrapassar os limites geográficos – e os quilômetros de distância. Dos primeiros cinco quilômetros, logo Fabiana começou a correr longas distâncias. Ela participou de corridas em Boston, Nova York e Tóquio.
De acordo com Fabiana, as corridas passaram a exigir treinos de fortalecimento, personal, nutricionista e fisioterapeuta, preparação esta que está sendo feita para chegar a Paris em ótima forma física.
Além de poder correr, a atleta celebra a possibilidade de assistir aos atletas de elite do esporte na competição de atletismo. Na bagagem, além da expectativa de concluir a maratona, Fabiana comenta que espera trazer o incentivo de que outras pessoas também comecem a praticar a corrida.
De Rio Preto (SP), Fabiana Batista participa de corridas pelo mundo
Fabiana Batista/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.