Assoar o nariz pode piorar a gripe?

Toda vez que fico resfriado, anseio pelos dias em que posso respirar livremente novamente. Como a maioria das pessoas, pegar um lenço e assoar o nariz é o movimento habitual, e com bom motivo.

O nariz humano produz 1 a 2 litros de muco diariamente — e quando estamos doentes, o nariz espessa o muco para capturar vírus.

“Assoar o nariz expulsa o muco espesso, nos dando um alívio”, disse o Dr. Peter Filip, rinologista e cirurgião de base do crânio no Rush University Medical Center em Chicago.

Antes de assoar o nariz como uma buzina, saiba que assoar o nariz é útil quando feito corretamente. Assoar com força pode, na verdade, piorar os sintomas do resfriado.

Assoar o nariz “proporciona alívio temporário, mas existem maneiras mais eficazes de limpar esse muco e ajudar a longo prazo”, disse Filip.

Otorrinolaringologistas recomendam abandonar completamente os lenços e estocar sprays de água salgada.

O que acontece quando você assoar o nariz

O ato excessivo de assoar o nariz pode causar uma pressão retrógrada do fluido que drena dos seios nasais, segundo Filip, o que significa que você está empurrando o muco de volta para os seios nasais quando assoa com muita frequência.

Em um estudo de 2000, pesquisadores colocaram um corante no nariz das pessoas para rastrear para onde o muco vai quando elas assoam com força. Exames de imagem revelaram que o corante voltava para os seios nasais a partir da cavidade nasal.

“Embora algum muco tenha saído, existe um efeito de empurrar o muco de volta para os seios nasais em uma direção contrária, para onde você não quer que ele vá”, disse Filip. “É possível que isso possa causar o agravamento de uma infecção.”

Dor de ouvido

O Dr. Kanwar Kelley, um otorrinolaringologista na Califórnia e cofundador da Side Health, disse que o fluido dos seios nasais pode viajar através do estreito tubo de Eustáquio que conecta a parte posterior do nariz ao ouvido médio em ambos os lados.

Uma explosão de pressão e fluido no ouvido médio pode causar a ruptura do tímpano, possibilitando que bactérias e vírus entrem no ouvido e causem uma infecção.

“É bastante raro estourar seus tímpanos ao assoar o nariz”, disse Kelley. “Requer uma força bastante significativa.”

Sangramento nasal

Assoar o nariz com força também pode danificar os vasos sanguíneos e causar sangramentos nasais, disse Filip.

Quando os revestimentos de muco estão inflamados ou ressecados, os vasos sanguíneos ficam expostos. Embora os vasos sanguíneos estejam por todo o nariz, os da parte frontal podem facilmente se romper devido à pressão ao assoar.

“Assoar o nariz em excesso várias vezes ao dia pode causar mais irritação no interior do nariz, o que leva a mais inchaço do revestimento do nariz e até sangramentos nasais”, disse Filip. Ele acrescentou que o uso de lenços ásperos e a constante introdução do dedo no nariz também aumentam as chances de sangramento nasal.

Vestibulite nasal

A vestibulite nasal é uma infecção bacteriana que ocorre próxima à entrada do nariz e cria espinhas e furúnculos.

Kelley disse que a força do constante ato de assoar e a fricção de lenços ásperos irritam a área nasal, criando microcortes no nariz que dão oportunidade para bactérias causarem infecção. Staphylococcus aureus é comumente a bactéria que causa vestibulite nasal.

Fratura orbitral

Em casos extremos, houve relatos de pessoas que assoaram o nariz com tanta força que causaram uma fratura orbital, resultando em inchaço nos olhos e possível perda de visão no olho afetado. Nessas situações, a alta pressão intranasal fraturou um dos ossos da órbita ocular.

Fique tranquilo, Filip disse que esses são casos extremamente raros de assoar o nariz com força, e as pessoas conseguiram se recuperar assim que pararam de assoar o nariz.

Dor de cabeça

Filip disse que os especialistas ainda estão divididos sobre se assoar o nariz com força causa dores de cabeça, porque pessoas com coriza geralmente têm gripe ou resfriado que induziriam sintomas de enxaqueca.

Ele disse que é possível que o ato possa causar ou exacerbar dores de cabeça devido à pressão retrógrada nos seios nasais.

Qual a maneira certa de assoar o nariz?

As pessoas devem optar por assoar o nariz suavemente para evitar efeitos colaterais, disse Kelley.

Ele recomendou colocar um dedo na narina oposta ao lado que está sendo assoado. Feche a narina para evitar que o ar escape pelo lado oposto. Em seguida, assoe suavemente para que o ar e o muco sejam expelidos pelo lado que as pessoas estão tentando limpar.

Kelley também recomendou o uso de lenços mais macios e umedecidos para prevenir irritação na parte externa do nariz. Isso inclui procurar lenços com ingredientes para hidratar e acalmar a pele, como aloe e mentol.

Outras alternativas

Uma das melhores maneiras de limpar a congestão é usar irrigação salina, disse Fillip. A solução de água com sal limpa a cavidade nasal, eliminando muco, bactérias e outros irritantes.

“Pessoas com resfriado comum ou sinusite obtêm alívio com a irrigação salina e se sentem melhor tanto do ponto de vista da respiração nasal quanto do muco”, disse.

Descongestionantes nasais são outra forma de desobstruir o nariz entupido, segundo o médico. Medicamentos populares desse gênero contêm fenilefrina e oximetazolina para reduzir o inchaço dos vasos sanguíneos e abrir as vias aéreas.

Filip disse que esses descongestionantes nasais funcionam bem para aliviar a congestão rapidamente. No entanto, ele alertou que as pessoas devem usá-los apenas por três dias, pois o uso excessivo os torna menos eficazes.

Além disso, o uso excessivo desses sprays pode causar uma condição chamada rinite medicamentosa, na qual as pessoas têm mais inflamação nas narinas, resultando em congestão adicional.

Compressas mornas sobre o rosto e vapor também ajudam a soltar o muco e deixá-lo sair naturalmente, disse Kelley.

Como fazer a lavagem nasal? Conheça os benefícios da prática

Este conteúdo foi originalmente publicado em Assoar o nariz pode piorar a gripe? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.