Operação mira grupo que aplicava golpes de falsos empréstimos

Operação mira grupo que aplicava golpes de falsos empréstimos

Uma operação da Polícia Civil do Paraná nesta terça-feira (30) mira uma quadrilha que aplicava golpes de falsos empréstimos pela internet contra vítimas de todo o Brasil. São 79 mandados em execução, dos quais 43 de prisão e 36 de busca e apreensão.

Também são executadas medidas de bloqueio de bens e valores em contas bancárias e aplicações financeiras. A ação ocorre em Curitiba e Araucária, no Paraná, além de cidades na Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, o grupo atuava com anúncios fraudulentos em plataformas online, com falsos atendentes que se passavam por funcionários de instituições financeiras. Um dos criminosos recebia R$ 60 mil por mês pela criação dos anúncios.

Leia também:

  • 200 quilos de maconha são apreendidos pela Polícia Militar

As vítimas eram atraídas por promessas de empréstimos com taxas de juros significativamente mais baixas que as de mercado. O golpe era aplicado com a exigência de pagamento de taxas fictícias, como comprovação de renda, aumento de score de crédito, IOF e Imposto de Renda.

Os prejuízos das vítimas são estimados em R$ 3 milhões em menos de um ano.

Ainda segundo a Polícia Civil, a operação é um desdobramento de uma outra ação da corporação junto à Polícia Federal em 2023. Na ocasião, que mirou grupos ligados ao tráfico internacional e interestadual de drogas, suspeitos tiveram também apurado o envolvimento com os golpes de empréstimos.

Agora, os investigados podem responder por estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.