Estação do VLT, em Santos, recebe ação de prevenção sobre hepatites virais


Evento faz alusão ao Julho Amarelo, mês do combate à doença. Agentes de saúde distribuirão material informativo e preservativos na Estação Ana Costa e dentro do VLT. Ação distribuirá material informativo e preservativos para conscientizar sobre hepatites virais em Santos (SP)
EMTU/Divulgação
A Estação Ana Costa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em Santos, no litoral de São Paulo, fará uma ação de prevenção sobre hepatites virais nesta terça-feira (30). O evento ocorre em apoio ao Julho Amarelo, mês do combate à doença, das 10h às 13h.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a ação é fruto de uma parceria com a concessionária BR Mobilidade e o Centro de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal da Saúde de Santos.
Agentes de saúde estarão na estação e dentro do VLT distribuindo material informativo, além de conversar com os passageiros sobre atitudes preventivas e tratamentos disponíveis. Na ocasião, eles distribuirão preservativos.
A Estação Ana Costa do VLT fica na Avenida Francisco Glicério, próximo à Avenida Ana Costa.
Hepatite
Testagem de hepatite em Santos (SP)
Prefeitura de Santos
Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite é uma infecção que atinge o fígado, podendo causar alterações leves, moderadas e graves. Na maioria das vezes, ela se manifesta de forma silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Quando presentes, os sintomas incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos e dor abdominal.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem, com menor frequência, o vírus da hepatite D e o vírus da hepatite E, o que menos ocorre no país.
De acordo com a administração municipal, a Campanha Julho Amarelo faz o alerta para as hepatites dos tipos A, B e C.
Confira as formas de transmissão:
Contato com sangue contaminado, pelo compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos para uso de drogas;
Reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos;
Falha de esterilização de equipamentos de manicure;
Reutilização de material para realização de tatuagem;
Procedimentos invasivos, como hemodiálise, cirurgias e tranfusão sem cuidados de biossegurança;
Uso de sangue contaminado;
Relações sexuais desprotegidas;
Transmissão de mãe para o filho durante a gestação ou parto.
Testagem e tratamento
Na cidade de Santos, os testes rápidos para as hepatites B e C estão disponíveis a qualquer pessoa, sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no CCDI. O endereço é Rua da Constituição, 556, Vila Mathias. Além disso, o morador pode procurar a policlínica de sua região.
Caso o teste seja positivo, o tratamento será realizado na CCDI. Quando há necessidade de confirmar ou descartar uma suspeita, os hospitais e as unidades de pronto atendimento também realizam a testagem rápida, especialmente antes de partos, após exposição sexual ou acidentes de trabalho.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.