‘Enem dos concursos’: cerca de 1 milhão de candidatos fizeram as provas, diz ministra


Esther Dweck fala à imprensa após a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em todo o país. Presidente Lula e ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, na sala de situação do Concurso Nacional Unificado, em Brasília
TV Globo/Reprodução
A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, afirmou na noite deste domingo (18) que cerca de 1 milhão de candidatos realizaram as provas da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Segundo ela, os dados ainda serão complementarmente apurados.
“Cerca de 1 milhão de pessoas realizaram a prova hoje. É um número que a gente tá fechando a apuração”, disse.
Conhecido como “Enem dos concursos”, o certame é o maior, em número de inscritos, já realizado na história do país. As provas foram divididas em duas etapas e aplicadas ao longo deste domingo, em mais de 200 cidades.
O CPNU reúne, pela primeira vez, mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais. Foram mais de dois milhões de pessoas inscritas.
O gabarito oficial das provas vai sair somente na próxima terça-feira (20). O cronograma prevê que as notas dos candidatos devem ser conhecidas em 8 de outubro. Os resultados, em 21 de novembro. A posse dos aprovados no primeiro concurso unificado do país deverá ocorrer a partir de janeiro do próximo ano.
O g1 faz, nesta noite, uma correção comentada das provas. Acompanhe aqui o gabarito extraoficial da primeira edição do CPNU.
Além da ministra da Gestão e Inovação, também participaram do anúncio do balanço do primeiro CPNU:
advogado-geral da União, Jorge Messias
diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Marco Aurélio Cepik
coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal
diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antonio Fernando Oliveira
e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.