Quantidade de infrações de trânsito cresce 24% no Paraná

Quantidade de infrações de trânsito cresce 24% no Paraná

O número de multas de trânsito aumentou quase 24% no Paraná em um ano. Segundo dados do Detran-PR, ao longo de 2023 foram quase 5,6 milhões de infrações autuadas no estado, enquanto que no ano anterior o número chegou a 4,5 milhões. Parte dos números podem ser explicados pelo aumento na quantidade de condutores e da frota de veículos. Porém, os recortes não são capazes de responder por toda a alta nas infrações.

O número de condutores por exemplo ficou estável de um ano para o outro e se consolidou em 5,7 milhões. Já a frota de veículos teve um crescimento tímido de apenas 3%: 8,3 milhões (2023) contra 8,1 milhões (2022).

Para o professor e especialista em trânsito, Hugo Alexander, a imprudência é a principal causa das infrações.

O anuário estatístico do Detran traz ainda o recorte dos tipos de multas registrados no ano passado. Pouco mais de 3 milhões foram de casos leves ou médios. Agora o que preocupa são quase 1 milhão de infrações gravíssimas – aquelas que podem causar acidentes com feridos e até mesmo morte.

Além de ações voltadas a população como campanhas educativas, o especialista acredita que seja necessária uma revisão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para assim minimizar ano a ano a violência no trânsito.

Ainda conforme o levantamento do Detran-PR, os homens foram os que mais cometeram infrações de trânsito em 2023 e o destaque ficou para jovens entre 18 e 25 anos. Confira AQUI os dados completos do Anuário do Trânsito 2023.

Reportagem: Leonardo Gomes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.