Xadrez: indiano vence chinês e se torna o mais jovem campeão mundial

Gukesh Dommaraju, enxadrista indiano de 18 anos, tornou-se o mais jovem campeão mundial de xadrez ao derrotar o atual campeão Ding Liren, da China, nesta quinta-feira (12), em uma reviravolta dramática na última partida de uma série de 14 jogos em Cingapura.

O campeão é quatro anos mais novo que Garry Kasparov, que era o mais jovem a vencer o Mundial desde 1985, quando derrotou Anatoly Karpov.

Gukesh venceu o jogo desta quinta com as peças pretas depois que Ding cedeu à pressão e errou no que os comentaristas consideraram uma posição confortável, arrebatando o título com um placar final de 7,5-6,5.

Ding, cuja forma despencou desde que derrotou o russo Ian Nepomniachtchi para conquistar a coroa em 2023, não ganhava um jogo “clássico” de longa data desde janeiro e evitou eventos importantes em uma tentativa de melhorar.

Mas o jogador chinês recuperou a confiança após uma vitória surpreendente na primeira rodada e, após duas vitórias de Gukesh e oito empates, igualou o placar na 12ª rodada com uma vitória que foi aclamada por vários comentaristas.

A partida foi um evento “clássico” de 14 rodadas com uma premiação de US$ 2,5 milhões.

Gukesh se classificou em abril ao vencer o torneio de Candidatos.

O número um do mundo, Magnus Carlsen, campeão mundial desde 2013, renunciou ao título em 2022, alegando falta de motivação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Xadrez: indiano vence chinês e se torna o mais jovem campeão mundial no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.