Com estoques 50% abaixo do necessário, Banco de Sangue de Teresina emite alerta; saiba como doar


Há uma carência crítica dos tipos O+, O- e A-, colocando em risco o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões. Doação de sangue
Jorge Júnior/Rede Amazônica
O GSH Banco de Sangue de Teresina enfrenta uma redução em seus estoques de sangue, que atualmente estão entre 40% e 50% abaixo do necessário. Segundo Érica Santana, líder de captação do banco, há uma carência crítica dos tipos O+, O- e A-, colocando em risco o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões.
Para que os estoques alcancem um nível seguro e equilibrado, seria necessário atingir, em 30 dias, a meta de 455 bolsas de sangue do tipo O+, mas o banco conta com apenas 273. Já para os tipos O- e A-, são necessárias 90 bolsas cada, porém, o banco possui apenas 51 de cada tipo no momento.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O GSH Banco de Sangue de Teresina atende a seis hospitais da região, além de duas clínicas, entre elas a Clínica e Maternidade Santa Fé e o Centro Ortopédico Teresina (COT). Esses locais dependem dos hemocomponentes fornecidos pelo banco para tratar pacientes que necessitam de transfusões de sangue, fundamentais para sua recuperação.
A queda acentuada nas doações é atribuída a vários fatores, conforme explica Érica Santana.
“Após o período de férias e feriados prolongados, os estoques já estavam em déficit. Em agosto, as pessoas tendem a se reorganizar e demoram a incluir a doação de sangue em suas prioridades. Além disso, as doenças respiratórias, comuns nesta época do ano, tornam muitos doadores temporariamente inaptos”, disse.
Como e onde doar? 🅰️🅱️🆎🅾️
O GSH Banco de Sangue de Teresina atende diariamente, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Av. São Rafael, 2152, São Marcos. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (71) 3281-6295 ou WhatsApp (71) 99718-8708. A doação pode ser feita diretamente na unidade ou agendada previamente.
As doações também podem ser feitas no Hemopi. Em Teresina, funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h, e aos sábados e feriados até as 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda a sexta de 7h30 às 18h, exceto nos feriados.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
É exigida a apresentação de documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, como RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe. Não são aceitos fotos de documentos ou digitalizações.
Quais são os requisitos para doar sangue? 🩸
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de consentimento formal do responsável legal e primeira doação deve ser feita até os 60);
Massa de, no mínimo, 50 kg;
Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos);
Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas antes da doação;
Não ingerir álcool pelo menos 12 horas antes da doação;
Não fumar pelo menos 2 horas antes da doação.
SAIBA MAIS: Doação de sangue: pessoas que têm procedimento estético, tatuagem ou tomam remédio podem doar? Veja perguntas e respostas
Iniciativas
Assistente social faz festa de aniversário no Hemopi de Teresina
Lívia Ferreira/g1
No dia 12 de agosto, a assistente social Dayane Holanda comemorou seu aniversário de 30 anos no Hemopi de Teresina, incentivando familiares, amigos e conhecidos a fazerem uma doação de sangue.
A aniversariante disse ao g1 que já estagiou no Hemocentro e já é doadora de sangue, por isso sabe da importância deste ato de solidariedade.
“Eu queria fazer algo que esse um significado à vida e na vida de outras pessoas. Uma forma de agradecer o universo por tudo que tenho recebido, por todas as coisas boas. Então foi uma forma que encontrei de contribuir para salvar vidas”, declarou Dayane.
LEIA TAMBÉM: Analista comemora aniversário no Hemopi para incentivar doações após mãe ter sido salva por transfusão de sangue
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
P
Adicionar aos favoritos o Link permanente.