Governo federal cria grupo de trabalho para discutir transporte aéreo de animais domésticos

O governo federal oficializou a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para debater medidas sobre o transporte aéreo de animais domésticos no Brasil.

O anúncio sobre a comissão ocorreu no mês passado, mas só foi oficializado em publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19).

Nas redes sociais, Costa Filho classificou a criação da comissão como um “avanço importante para a regulação do transporte aéreo” e disse que sugestões enviadas pela sociedade serão analisadas pelo grupo.

“Ao final desta análise, o governo federal criará as regras que serão seguidas por todas as empresas aéreas e pelos aeroportos brasileiros”, escreveu.

O GT será comandado pelo ministério de Portos e Aeroportos, chefiado por Silvio Costa Filho, e terá a participação dos ministérios do Direitos Humanos, do Meio Ambiente, da Saúde e da Agricultura. Também vão integrar a comissão a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e o Conselho Nacional de Medicina Veterinária.

O assunto passou a ser discutido após a morte do cão Joca, de 5 anos, em voo da Gol, em abril deste ano.

Um laudo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP constatou que a morte do animal foi causada por um choque cardiogênico, possivelmente causado por hipertermia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo federal cria grupo de trabalho para discutir transporte aéreo de animais domésticos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.