Negócio familiar paranaense foge das estatísticas

Negócio familiar paranaense foge das estatísticas

As empresas familiares representam 90% dos negócios no Brasil e respondem pela metade do PIB brasileiro, segundo dados do IBGE. No entanto, um dado preocupante é que 75% das empresas familiares fecham após os herdeiros sucessores assumirem o negócio.

Mas hoje eu vou falar de um negócio que fugiu das estatísticas. Trata-se da Matsuri To Go, onde o filho salvou a empresa dos pais. Antes de se tornar a maior rede de comida japonesa delivery do Sul do país, o negócio da família Koyama tinha acumulado quase R$ 5 milhões em dívidas. Foi diante desse desafio que, no início de 2020, o filho e atual CEO do Grupo MTG Foods, Raphael Koyama, decidiu administrar os restaurantes da família.

Eu conversei com o Raphael Koyama e ele me contou que é engenheiro civil e trabalhava há seis anos na área, além de ter também uma startup. O primeiro restaurante dos pais foi aberto em Londrina, há 20 anos, e se tornou referência na gastronomia asiática da região, expandindo para três unidades e um modelo de contêiner. Mas o negócio da família Koyama passou a operar no vermelho por causa de problemas de gestão. Aliado a este fator, veio a pandemia, que obrigou o fechamento das portas.

Foi então que assumiu a direção. Raphael adotou o delivery como novo modelo de negócios. Segundo o empresário, a casa dos pais foi vendida para pagar dívidas, mas a crise acabou unindo ainda mais a família. Desde que assumiu o negócio, Raphael Koyama transformou os restaurantes na rede MTG Foods, que engloba as marcas Matsuri, Matsuri To Go e Mok The Poke. Em 2021, a rede ganhou duas sócias, uma delas a esposa de Raphael. O empresário confessa que a experiência dos pais foi fundamental para a continuidade do negócio. Ele lembra que começou no delivery com apenas três pessoas: seus pais e ele, e agora quer se tornar a maior rede de comida japonesa do país, inspirando as pessoas com a sua história. Aliás, a Rede Matsuri atende hoje uma média de 50 mil clientes por mês, em três estados onde está presente e deve faturar este ano R$ 70 milhões, ou 112% acima do verificado em 2023.

Eu fiz essa mesma pergunta ao CEO da Rede Matsuri e ele me disse que além de muito trabalho e uma administração eficiente o crescimento do faturamento se deve à abertura de novas lojas. Até o final do ano serão 49 lojas, sendo a metade através do sistema de franquias.

O segredo para que uma empresa familiar dê certo, segundo ele, é que negócios são negócios e devem ser tratados como tal, mas não podem prejudicar o convívio familiar, que segundo ele estar acima de tudo.

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