Rapper Thiago Elniño se une a GOG nas reflexões sobre rumos do EP ‘Sankofa’


Os rappers Thiago Elniño (à esquerda) e GOG lançam amanhã, 31 de julho, o EP ‘Sankofa’ com duas músicas e quatro interlúdios produzidos por Martché
Divulgação
♪ EP que será lançado amanhã, 31 de julho, Sankofa é o nono título da discografia de Thiago Elniño e o primeiro volume de série colaborativa idealizada por esse rapper, pedagogo e educador fluminense nascido em Volta Redonda (RJ) com o nome de Thiago Miranda.
Em Sankofa, Elniño se une ao cantor e compositor brasiliense Genival Oliveira Gonçalves, rapper de 59 anos, conhecido artisticamente como GOG no universo do hip hop nacional.
Juntos, Elniño e GOG versam sobre memória, caminhos e escolhas em duas músicas – Andei, andei! e Corre, menino! – e quatro interlúdios formatados com produção musical e mixagem de Martché.
A musicalidade do EP Sankofa está calcada no boom bap e evidencia o toque dos tambores (a cargo do percussionista Tolen) para evocar ritmos de terreiro e o culto aos orixás.
A cantora baiana Monique Brito participa da música Corre, menino! enquanto o poeta e cantor Renato Matos figura em Andei, andei!. Já o político militante Renato Freitas é ouvido em áudios reproduzidos em dois dos quatro interlúdios do disco.
O EP Sankofa traz no título o nome do pássaro que, na cultura de povos da África ocidental, tem a cabeça para trás por voar em direção ao futuro sem perder o passado de vista. Na definição de Thiago Elniño, o termo sankofa significa olhar para o passado para se alimentar do conhecimento dos ancestrais e obter sabedoria para fazer escolhas no presente a fim de viver realidade mais próspera no futuro.
“Quais artistas são realmente capazes de abrir mão do lucro financeiro para fazerem aquilo que vai ser realmente produtivo para sua comunidade? Eu e GOG somos comuns nessa escolha. Hip hop importa muito para gente e a construção que se deixa na caminhada é o que mais faz sentido. Não que dinheiro e números não sejam bem vindos, mas tem que ser mais que isso, tem que vir com a dignidade de não abandonar as ideias em que temos fé”, professa Thiago Elniño.
Capa do EP ‘Sankofa’, de Thiago Elniño e GOG
Arte de Juliana Jorge AKA Kollage
Adicionar aos favoritos o Link permanente.