Sorocaba vive inverno mais quente e seco dos últimos três anos, aponta Ciiagro


Defesa Civil do estado de São Paulo está em alerta máximo para esta condição e divulgou mapas que mostram o risco de incêndio pelo interior. Defesa Civil do estado está em alerta máximo e divulgou mapas que mostram o risco de incêndio pelo interior
César Borba/Arquivo pessoal
Sorocaba (SP) vive o inverno mais quente e seco dos últimos três anos, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro). A Defesa Civil do estado de São Paulo está em alerta máximo para esta condição e divulgou mapas que mostram o risco de incêndio pelo interior.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No sábado (17) e no domingo (18), os termômetros registraram 33,6ºC e 33,7ºC no município, com a umidade oscilando entre 18 e 20%.
Os mapas divulgados pelo órgão mostram que a situação entre esta segunda-feira (19) e o próximo sábado (24) não vai mudar: a onda de calor e a baixa umidade relativa do ar vão se manter, mesmo que com pequenas alterações ao longo dos dias. No sábado, a região de Sorocaba passará de situação de emergência, que é o grau máximo de risco, para alerta. Entenda:
Defesa Civil divulga mapa com riscos de incêndio pelo estado de SP
Defesa Civil/Divulgação
A cor roxa, que cobre todo o interior de São Paulo, indica estado de emergência. Já os pontos vermelhos, que aparecem em algumas partes do mapa, representam condição de alerta, que significa que as condições do tempo favorecem a propagação de incêndios.
Os pontos laranjas e amarelos representam riscos altos e baixos de incêndio.
Um estudo do governo de São Paulo mostrou que, em 2023, 90% dos incêndios em áreas protegidas foram causados pela ação humana.
‘Semana preocupante’
Defesa Civil monitora estado de SP para evitar incêndios em mata
Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o coronel Henguel Ricardo Pereira, a semana é preocupante por conta do calor e da baixa umidade relativa do ar, o que contribui para as condições de possíveis incêndios.
“A gente teve, esse ano, infelizmente, um aumento muito significativo dos focos de incêndio. Um aumento de quase 150% e essa semana é uma semana que todo o sistema de proteção da Defesa Civil está em alerta porque a gente vai ter calor até sexta-feira, tempo seco até sexta-feira, e tudo isso propicia um cenário muito especial para o incêndio, e a gente sabe que o incêndio, a maioria deles é causada pela ação humana”, declara.
Conforme o coronel, foi feito um treinamento com a Defesa Civil dos municípios onde está presente para “chegar na ponta da linha” para fazer vistorias em diversos pontos para identificar e evitar que pequenos focos virem grandes incêndios.
Confira as recomendações para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar:
Evitar exercícios físicos entre 11h e 17h;
Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins e etc.;
Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, como áreas vegetadas;
Consumir água à vontade;
Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;
Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado;
Manter a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira;
Não queimar lixo, nem provocar queimadas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.