Patrimônio de Arapiraca, Cultura na Praça une arte e tradição no coração do Agreste


Na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, artistas apresentam músicas que embalam gerações. O projeto “Cultura na Praça” mantém viva a tradição do forró pé de serra em Arapiraca, Alagoas. A Praça Luiz Pereira Lima é palco de cantadores, repentistas, sanfoneiros, trianguleiros, tocadores de pife, cordelistas, zabumbeiros e declamadores no coração do Agreste.
A iniciativa, realizada desde 2011, foi idealizada pelo Mestre Afrísio Acácio para resgatar a tradição dos tempos em que os artistas se apresentavam na Feira Livre da cidade.
“Cultura na Praça” mantém viva a tradição do forró pé-de-serra em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca
Depois da morte de Afrísio, em 2021, sua família fez questão de dar continuidade ao projeto, em parceria com a gestão municipal. O evento acontece todas as segundas-feiras, das 9h às 12h.
“O projeto conta com [a participação] de artistas de Alagoas, de Sergipe, da Bahia. Várias pessoas vêm mostrar o seu talento nessa tenda cultural”, conta Altamir, orgulhoso.
Iniciativa foi idealizada pelo Mestre Afrísio Acácio para resgatar a tradição dos tempos em que os artistas se apresentavam na Feira Livre da cidade
Reprodução/TV Gazeta de Alagoas
Por causa da sua rica história, o projeto se tornou Patrimônio Imaterial de Arapiraca em novembro de 2023.
“Eu me sinto muito feliz porque foi ele [Afrísio] que fundou esse forró na praça. Ele se sentia muito feliz, todo mundo elogiava ele. Até hoje, o pessoal, quando chega aqui, sente muita saudade dele”, conta Alcina Acácio, viúva de Afrísio.
Praça Luiz Pereira Lima é palco diversos artistas no coração do Agreste de Alagoas
Prefeitura de Arapiraca
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.