Policiais são presos por extorsão de comerciantes no Brás (SP)

Uma operação mira sete policiais acusados de extorquir comerciantes irregulares no Brás, na região central de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (16).

Os agentes são investigados por integrar uma organização criminosa que extorquia comerciantes autônomos com quaisquer irregularidades, para permitir que o funcionamento na região.

São cumpridos 15 mandados de prisão preventiva, sendo seis contra policiais militares e um contra um policial civil. Os agentes também cumprem 20 ordens de busca e apreensão contra cinco empresas e 15 pessoas físicas.

A CNN apurou que a maioria dos policiais alvos já foram presos, mas os mandados ainda estão sendo cumpridos. Um policial militar ainda não foi localizado.

A Operação Aurora é realizada pelas Corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo.

A Justiça também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de oito empresas e 21 pessoas.

A operação é resultado de uma apuração da Corregedoria da PM que apontou que policiais exigiam e recebiam pagamentos periódicos para permitir a atividade das vítimas no Brás.

Segundo a investigação, vários vendedores são imigrantes de países da América do Sul e não possuem acesso a linhas de crédito, assim procurando agiotas por dinheiro para repassar aos criminosos.

Os agiotas utilizavam dos serviços dos mesmos policiais militares para cobrar os inadimplentes de forma violenta.

Uma das testemunhas protegidas pelas autoridades relatou que trabalha na região há seis anos e, recentemente, um grupo de pessoas passou a exigir o pagamento R$ 15 mil por ano e mais R$ 300 por semana para autorizar sua permanência no local.

A investigação ainda apontou que uma escrivã da Polícia Civil de SP, que é casada com um sargento da PM, foi flagrada com outras pessoas cometendo extorsões de forma organizada. Ela também intimidava os comerciantes, demonstrando “vínculos profundos” com a organização criminosa, segundo o Ministério Público.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Policiais são presos por extorsão de comerciantes no Brás (SP) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.