Superlua azul pode ser vista nesta segunda-feira em todos os municípios de Alagoas


Não é necessário nenhum equipamento para ver o fenômeno, que deixa a Lua mais cheia e mais brilhante. Na terça-feira acontece a ocultação de saturno pela Lua, que poderá ser visto com binóculos ou telescópio. Foto da superlua azul
Arquivo Pessoal
Mais cheia e mais brilhante, a superlua azul aparece no céu nesta segunda-feira (19) e vai pode ser vista de qualquer município de Alagoas sem a necessidade de equipamentos. Na terça-feira, a Lua oculta saturno no céu.
O fenômeno, que acontece a cada dois anos, coincide com o perigeu, que é o ponto mais próximo que a lua pode chegar da terra. O astrônomo Romualdo Caldas explica quando acontece a superlua.
“No mesmo mês é possível ter duas luas cheias, quando isso acontece, a segunda lua cheia é chamada de lua azul, mas a lua não fica azul. A superlua é quando a lua cheia está próxima do perigeu ou no seu perigeu. Astronomicamente falamos Lua cheia de perigeu”.
O melhor horário para ver a superlua azul é ao anoitecer. O fenômeno pode ser visto a olho nu, mas, quanto mais limpo o céu, melhor.
“Pode se observar a olho nu mesmo, mas se tiver binóculos, telescópio as características do relevo lunar ficam mais visíveis e isso impressiona bastante”, disse Romualdo.
🌕Origem da superlua azul
‘Superlua é mais cheia e mais brilhante
TV Globo/Reprodução
Hoje em dia o nome é usado em referência a segunda Lua cheia do mês, evento que acontecer em um intervalo de dois anos. No entanto, no passado, já houve momentos em que o satélite realmente pareceu ter uma coloração azulada. Isso aconteceu duas vezes: em 1883 e 1951.
✅ Clique e siga o canal do g1 AL no WhatsApp
Segundo a revista, a primeira foi na ocasião da erupção do vulcão Krakatoa, localizado na Indonésia. As cinzas expelidas ficaram na atmosfera durante vários anos, deixando o pôr do sol esverdeado e a Lua azulada.
A segunda e mais recente ocorrência teve motivos similares, quando ocorreram incêndios florestais no oeste do Canadá, espalhando fumaça por toda a América do Norte, especialmente na região Nordeste, onde a Lua “ficou azul”.
🪐Saturno ocultado pela lua
Outro fenômeno astronômico acontece no céu na terça-feira (20), que é a ocultação de saturno pela Lua. Segundo o astrônomo Rômulo Caldas, todos os alagoanos vão poder assistir a ocultação.
“É um fenômeno e tanto! Da nossa perspectiva de visão a lua vai passar na frente de saturno ocultando ele. Dá para ver a olho nu, mas se tiver um binóculos ou telescópio vai ficar um espetáculo”.
A ocultação ocorrerá entre 21h46 e 23h38 (horário de Brasília. O Observatório Nacional (ON/MCTI) transmitirá o evento ao vivo em seu canal no YouTube.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.