Trump promete “sérias consequências” caso Hamas não liberte reféns até a posse

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (16) que teve uma “conversa muito boa” com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre a guerra em Gaza. O republicano reiterou que se o Hamas não libertar os reféns até a posse dele, que será no dia 20 de janeiro, “haverá sérias consequências”.

Trump reafirmou a promessa durante uma coletiva de imprensa em Palm Beach, na Flórida.

“Como vocês sabem, eu avisei que se esses reféns não voltarem para casa até essa data, ‘haverá sérias consequências’“, destacou.

De acordo com informações israelenses, o Hamas matou 1.200 pessoas e sequestrou mais de 250, incluindo cidadãos com dupla nacionalidade israelense-americana, durante o ataque de 7 de outubro de 2023.

Mais de 100 reféns foram libertados através de negociações ou operações de resgate militar israelenses. Dos 100 ainda detidos em Gaza, acredita-se que cerca de metade estejam vivos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, enviou recentemente mais assessores para a região para tentar conseguir um acordo de cessar-fogo.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.

Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump promete “sérias consequências” caso Hamas não liberte reféns até a posse no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.