Prefeito, vice e vereadores eleitos em Piracicaba são diplomados pela Justiça Eleitoral


Diplomação é a última etapa do calendário eleitoral e representa a oficialização dos eleitos para o exercício dos seus cargos. Juízes entregam diplomas para o prefeito eleito, Helinho Zanatta, e o vice eleito, Dr. Sergio Pacheco
Reprodução/ TV Câmara
O prefeito, vice-prefeito e os vereadores eleitos neste ano em Piracicaba (SP) foram diplomados pela Justiça Eleitoral, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (16).
Acesse a página especial das eleições 2024 do g1 Piracicaba
A solenidade, promovida pela Justiça Eleitoral em parceria com a Câmara, marca o encerramento oficial do processo eleitoral no município e simboliza a legitimação dos eleitos para o exercício dos mandatos.
Nessa cerimônia, a Justiça Eleitoral entrega os diplomas que comprovam que os candidatos foram escolhidos pela vontade popular e que estão aptos a tomar posse.
Antes da diplomação, é necessário que as contas de campanha dos eleitos sejam julgadas e aprovadas, garantindo que o processo eleitoral foi conduzido de forma regular.
Pleito com resultado mais rápido
Presidente da 93ª Zona Eleitoral e da Junta Eleitoral de Piracicaba, Luiz Augusto Barrichello Neto destacou em discurso que o pleito de 2024 foi o que teve o resultado mais rápido e agradeceu uma série de órgãos públicos que deram suporte à Justiça Eleitoral durante ele.
Ele entregou os diplomas aos eleitos junto ao juiz da 270ª Zona Eleitoral de Piracicaba, Maurício Habice. “Gostaria de agradecer a presença de todos, especialmente todos que receberam aqui o diploma nessa data, desejando, mais uma vez, boa sorte aos eleitos”, declarou Barrichello Neto.
Antes da cerimônia, a chefe do Cartório da 93ª Zona Eleitoral, Carolina Giangiacomo Rabelo, também enfatizou a relevância de Piracicaba realizar a diplomação de forma presencial.
“Muitos municípios já não estão mais fazendo a diplomação presencial, mas a Justiça Eleitoral local quis agraciar o prefeito, o vice e os vereadores eleitos com essa solenidade. É a coroação do trabalho da Justiça Eleitoral e um momento muito especial para os eleitos”, afirmou.
Eleições 2024: Helinho Zanatta, prefeito de Piracicaba, fala sobre prioridades do mandado
Quem são os eleitos
Helinho Zanatta (PSD), foi eleito prefeito de Piracicaba em 27 de outubro deste ano, após conquistar 53,61% dos votos no segundo turno, contra 46,39% de Barjas Negri. O vice eleito é Dr. Sergio Pacheco (União).
Veja quem são os 23 vereadores eleitos para a Câmara Municipal:
Dr. Ary Pedroso (PL) – 4.683 votos
Cássio Fala Pira (PL) – 4.676 votos
André Bandeira (PSDB) – 4.555 votos
Rafael Boer (PRTB) – 3.737 votos
Wagnão (PSD) – 3.502 votos
Renan Paes (PL) – 3.344 votos
Alessandra Bellucci (Avante) – 3.200 votos
Rerlison Rezende (PSDB) – 3.077 votos
Bertaia (MDB) – 3.052 votos
Paulo Henrique (Republicanos) – 2.964 votos
Pedro Kawai (PSDB) – 2.817 votos
Gustavo Pompeo (Avante) – 2.780 votos
Rai de Almeida (PT) – 2.642 votos
Silvia Mandato Coletivo (PV) – 2.551 votos
Gesiel de Madureira (MDB) – 2.403 votos
Laercio Trevisan Jr. (PL) – 2.163 votos
Thiago Ribeiro (PRD) – 2.111 votos
Odair Melo (União Brasil) – 2.082 votos
Felipe Gema (Solidariedade) – 2.073 votos
Paraná (PSD) – 2.041 votos
Dr. Marco Bicheiro (PSDB) – 2.039 votos
Fabio Silva (Republicanos) – 1.772 votos
Josef Borges (PP) – 1.715 votos
Eleições 2024: após eleito em Piracicaba, Helinho Zanatta fala com Tarcísio de Freitas
Saúde e abastecimento como prioridades
O prefeito eleito também elencou suas duas prioridades no início do governo:
“Duas primeiras principais: desenrolar a fila da saúde, levar a saúde para os bairros, trazer o Poupatempo da saúde, e resolver o problema da água. As duas são prioridades zero”.
Durante a entrevista, ele também citou a intenção de realizar melhorias na mobilidade urbana, dar assistência a famílias de baixa renda e incentivos a empresários.
Jogo rápido: o que Helinho Zanatta pensa sobre Piracicaba e seu adversário?
Empresário do agro e prefeito na 3ª cidade
Helinho Zanatta é empresário do agronegócio. Nascido em Piracicaba, é filho de agricultores. Foi prefeito de Charqueada por dois mandatos (2001-2008). Depois, se candidatou a prefeito de São Pedro, exercendo o cargo por dois mandatos (2013-2020). Em 2022, foi eleito deputado estadual com 77.550 votos.
Atualmente, é o 3º vice-presidente no biênio 2023-2024 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Também atua como vice-presidente da Comissão de Atividades Econômicas e como coordenador da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista (Frencoop-SP).

Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.