Segue para sanção projeto que cria quatro secretarias em Curitiba

Segue para sanção projeto que cria quatro secretarias em Curitiba

Foi aprovada, nesta segunda-feira (16), a redação final do projeto de lei que cria quatro novas secretarias municipais em Curitiba a partir de 2025: de Gestão de Pessoal, da Mulher e Igualdade Racial, de Desenvolvimento Humano e de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

De acordo com o texto, para a criação das secretarias haverá realocação de funções e aproveitamento da infraestrutura atual. O único gasto será com o subsídio dos quatro secretários que irão comandar as novas estruturas.

Com as mudanças propostas, a atual Superintendência de Gestão de Pessoal vai se transformar na Secretaria de Gestão de Pessoal (SMGP). A Secretaria da Mulher e Igualdade Racial (Smir) vai atuar na promoção de políticas públicas de combate à violência, à discriminação e às desigualdades de gênero e de raça.

  • Veja mais: Caminhão pega fogo no Contorno Leste

A Secretaria de Desenvolvimento Humano (SMDH) irá incorporar o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Departamento de Relações com o Terceiro Setor. A pasta também irá contar com o Departamento de Políticas Públicas e Programas de Proteção.

E a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedei), que será comandada pelo futuro vice-prefeito, Paulo Martins (PL), terá como meta a consolidação de Curitiba como polo de desenvolvimento sustentável, inovador e competitivo.

A nova estrutura contará ainda com a Agência de Desenvolvimento e Inovação. A reorganização administrativa está alinhada ao plano de governo do prefeito eleito, Eduardo Pimentel (PSD).

O projeto de lei, que tramitou em regime de urgência na Câmara Municipal, segue agora para sanção do prefeito Rafael Greca (PSD).

Informações: Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.